Atrativos de Salvador mantêm turistas na cidade após Carnaval

Salvador tem inúmeros atrativos para oferecer aos baianos e turistas que buscam por lazer na cidade. Mesmo após o Carnaval, a cidade continua aquecida com a presença de milhares de turistas que agora desfrutam das opções culturais, naturais e gastronômicas da capital.

Ruan Rodrigues veio de Belém (PA) para conhecer a cidade e aproveitou para comer, pela primeira vez, um acarajé no Pelourinho. Ele declarou que a gastronomia foi um dos requisitos que o atraíram para a cidade, mas que Salvador o tem encantado por diversos motivos. “Eu vim no final do Carnaval e consegui ainda curtir um pouquinho os dois principais circuitos. O Carnaval foi bem intenso e agora quero relaxar, ficar tranquilo e aproveitar um pouco das praias antes de retornar para minha cidade”, contou.

Praias e Pelourinho – O carioca Juan Carlos voltou a Salvador para aproveitar a folia e matar a saudade da capital. “Eu já conheço bastante a cidade, porque morei aqui enquanto estudava e quero aproveitar ainda a praia da Barra antes de voltar pro Rio de Janeiro (RJ). Salvador é uma cidade que mesmo eu já conhecendo, toda vez que eu venho é mágico. Sempre me surpreendo”, declarou.

Bruna Alencar, de Brasília (DF), está na quarta passagem pela capital e afirmou que ainda pretende retornar muitas vezes. “Eu estou aqui desde o começo do Carnaval e vim para curtir blocos, camarotes e praia, porque vir a Salvador e não aproveitar as praias não é justo. Eu estou amando tirar fotos de lugares que só vejo pela televisão ou pela internet e são lindos, como aqui o Pelourinho. Estou amando apreciar as paisagens e a cultura local, destacou.

Museus e interatividade – O que não falta é diversão na cidade. Os interessados em história têm à disposição diversos museus e espaços culturais, alguns deles gerenciados pela Prefeitura, a exemplo da Cidade da Música (no Comércio), Casa do Carnaval (Praça da Sé) e Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai (Rio Vermelho). Todos oferecem visitação interativa, com recursos tecnológicos e, acima de tudo, muito conhecimento.

Na Casa do Carnaval, por exemplo, os turistas e visitantes têm aproveitado para matar as saudades e saber mais sobre a folia baiana. Turista de Fortaleza, Raquel Garcia, de 46 anos, disse ter se sentido impressionada com a riqueza, detalhes e valorização da festa, existentes no equipamento. “Aqui conseguimos ter o primeiro vislumbre do que é o Carnaval de Salvador. Me sinto na própria folia. Ano que vem estarei aqui novamente”, declarou a empresária.

Morando na Inglaterra há uma década, a administradora Mirella Cortizo, de 39 anos, contou que não aproveitou os dias de folia deste ano, pois preferiu descansar com a família. Sendo assim, a visitação na Casa do Carnaval foi um refúgio para lembrar da festa e apresentar os encantos carnavalescos para os filhos pequenos.

“Salvador é linda em vários termos, igual a ela não tem. Gosto dessa diferenciação que nós baianos temos. Morando fora, vejo que o som faz a diferença em nosso mundo e em nosso dia-a-dia, e o Carnaval pulsa em nossas veias. Há tempos não aproveito o carnaval de rua e, hoje, vim relembrar meu tempo de foliã”, relatou.

Para o morador de Vitória da Conquista, Rafael Flores, de 40 anos, o último dia na capital baiana seria para visitar os equipamentos que lembrasse a festa. “Fui à Cidade da Música e agora estou aqui na Casa do Carnaval. Sou apaixonado pela folia daqui, mas também precisava conhecer a história da festa. Com um aperto no coração, vou me despedindo desse clima”, brincou.

O equipamento está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) – o benefício é extensivo para moradores de Salvador, mediante apresentação do comprovante de residência.

Demais opções – Quem gosta de apreciar belezas naturais conta ainda com cerca de 60km de orla, com paisagens de tirar o fôlego e que são únicas em cada trecho. Praias como Itapuã e Porto da Barra são as mais apreciadas pelos turistas.