Avenida Paralela recebe nova iluminação

Desde o início deste mês de junho, os 28km de ida e volta da Avenida Luís Viana Filho (Paralela) já recebem a nova iluminação, instalada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Até o mês de agosto, as 2.196 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de 400W, existentes no trecho entre o Hospital Sarah Kubitschek e o viaduto Ministro Mário Andreazza, serão substituídas por 1.098 lâmpadas de LED, distribuídas em 550 novos postes brancos.

O projeto, fruto de um convênio entre a Prefeitura e a Coelba, tem custo previsto de R$9 milhões. Do total, R$4,2 milhões são investidos pela empresa concessionária de energia, que fica responsável pela doação das luminárias, dentro do Programa Anual de Eficiência Energética. A contrapartida municipal é de R$4,8 milhões, com o compromisso de fazer a instalação e manutenção das luminárias, assim como a aquisição e instalação dos demais materiais.

De acordo com o diretor de Iluminação da Semop, Hélder Lopes, a ação possibilitará maior eficiência luminosa na região, durabilidade e redução de mais de 50% no consumo de energia. “Com as lâmpadas de vapor de sódio tínhamos o consumo mensal de 3,1 mil quilowatts. Já as de LED possibilitarão a queda no consumo para 1,4 mil quilowatts. Ou seja, além de mais potentes e econômicas, as novas lâmpadas vão dar um caráter especial a uma das principais avenidas da cidade”, afirmou.

A operação envolve cerca de 60 funcionários e o trabalho é realizado todos os dias, com previsão de entrega para a segunda quinzena de julho. Além da Paralela, já foram ou estão sendo beneficiadas com nova iluminação as avenidas Juracy Magalhães, Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) e Vale de Nazaré, além da BR-324, localidade do Bate-Estaca (Uruguai) e região do Aeroporto.