BA-VI será evento teste de ordenamento para Copa do Mundo

A realização do clássico entre Bahia e Vitória, no próximo domingo (11), na Arena Fonte Nova, que funcionará como evento-teste para segurança na Copa do Mundo, vai servir para a Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) avaliar o ordenamento dos ambulantes nos jogos promovidos no estádio. Neste dia, os ambulantes não poderão atuar na área de circulação dos torcedores mais próxima da Arena, como forma de otimizar a segurança do público que frequenta o local.

Segundo a secretária Rosemma Maluf, a Semop tem recebido muitas reclamações de excesso de ambulantes nas áreas de acesso a Arena, o que, em caso de algum incidente, dificultaria a evacuação de veículos e pedestres. “A cada dia chegam novas denúncias e, por isso, vamos reforçar a fazer a fiscalização na área. Nossa ideia é aproveitar o evento-teste para analisar o modelo de ordenamento que vai valer para os jogos depois da Copa, pois o maior importante é a segurança da população”, explica a titular da Semop.

No dia do BAxVI, a atuação dos ambulantes ficará restrita aos seguintes locais: Avenida Joana Angélica (muro do Convento do Desterro); parte baixa da Ladeira da Fonte das Pedras (entre a Ladeira dos Galés e a Fonte); Dique do Tororó, sentido Estação da Lapa, do lado direito, após a escada de acesso ao Jardim Baiano, e no sentido Avenida Bonocô, na região da Ladeira do Pepino.

Cerca de 50 agentes da Semop vão atuar na fiscalização, que terá o apoio da Guarda Municipal. Além da disposição dos ambulantes, eles também farão cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas em embalagens de vidro, espetinhos e bebidas artesanais, como o chamado “príncipe maluco”. O uso de carros de mão, prancha, freezers, toldos e ligações irregulares de energia elétrica também não serão permitidos.

Para a Copa do Mundo, foi liberado o credenciamento de 500 ambulantes que vão utilizar os kits autorizados pela organização do campeonato (Brahma, Coca-Cola e água mineral Cristal). A operação preparatória para a Copa deste domingo contará com a participação da Polícia Federal, Polícia Militar e Transalvador, entre outras instituições.