Baianas de acarajé participam de workshop sobre manipulação de alimentos

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realizou nesta semana o Workshop sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, destinado as baianas de acarajé e auxiliares. Realizado no Senac Pituba, o evento teve como intuito capacitar os profissionais, com vistas ao atendimento de turistas durante o período da Copa do Mundo de Futebol.

De acordo com a chefe do setor de alimentos da Visa, Kátia Rezack, na capacitação foram abordados temas como higiene, responsabilidade civil e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Outro ponto em questão foi a necessidade de ter uma pessoa definida apenas para atendimento do caixa, para que não haja contaminação na manipulação dos alimentos.

“As baianas são orientadas do cuidado que devem ter desde a compra da matéria prima a utilização de água de qualidade na preparação dos produtos. Para os alimentos de origem animal como o camarão, por exemplo, reforçamos a importância de serem comprados em estabelecimentos, devidamente lacrados e com carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, completou.

Para os consumidores, Kátia salienta a importância de observar a higiene dos manipuladores e a limpeza do tabuleiro, além da refrigeração e do fechamento dos recipientes dos alimentos. “A localização também deve ser levada em conta antes do consumo. Tabuleiros que estejam próximos a lixo ou rede de esgoto devem ser evitados, por ter maior facilidade de contaminação”, alertou.