Baile de Carnaval anima idosos do Abrigo Dom Pedro II

O Abrigo Dom Pedro II promoveu, na tarde desta terça (1º), um bailinho de carnaval para os idosos assistidos pelo lar. O Abrigo, localizado no bairro de Piatã e administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), abriga 55 idosos.

A instituição manteve o calendário da folia, para promover a interação entre os idosos e relembrar grandes sucessos dos carnavais passados. A iniciativa, que anteriormente era realizada com grandes atividades, inclusive com a presença da banda da Guarda Civil Municipal (GCM), este ano precisou ser feita de forma reduzida, devido à pandemia.

“Atividades lúdicas melhoram a autoestima e trabalham a saúde mental deles. É um resgate de memórias dos carnavais do passado. A nossa intenção é trazer uma tarde de alegria, fazendo com que se sintam valorizados. Não deixaríamos passar em branco”, disse a assistente social do Abrigo, Áurea Vasconcelos.

Convivendo no abrigo há 12 anos, o idoso Antônio Lázaro Valadares, de 74 anos, estava bastante empolgado com o bailinho. “Eu sou uma pessoa bastante animada, sempre participo de todas as atividades e hoje, não poderia faltar também”, disse.

Dona Francisca Batista é considerada uma das mais animadas quando o assunto é festa. A idosa de 70 anos, que gosta muito de cantar, pôde relembrar grandes sucessos de carnavais passados. “Eu nunca fui de brincar, mas eu gostava muito das músicas que escutava. Canções como ‘corre-corre lambretinha’ e a ‘lua é dos namorados’ são algumas das minhas preferidas”, revelou.

Bastante alegre e jogando serpentinas para o alto, dona Lúcia Maria Pessanha, de 67 anos, que reside há 11 anos no abrigo, falou da animação desta terça-feira. “Eu gosto muito de carnaval, todos os anos íamos para o camarote que o abrigo nos levava. Infelizmente, com essa pandemia, não está acontecendo a festa de rua, mas estamos aqui nos divertindo. Agradeço a cada um que não deixou esse dia tão especial passar em branco”.