Logo Prefeitura de Salvador

Bairro Dois de Julho recebe Circuito Cultural nesta sexta (31)

 

Hoje (31) será um dia especial para a comunidade do tradicional bairro Dois de Julho, localizado no Centro de Salvador. É que lá, a partir das 14h, será realizada a primeira edição do “Circuito Cultural Dois de Julho”, um dos projetos contemplados pelos editais “Arte em Toda Parte”, lançados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

 

 

CIRCUITOCULTURAL2DEJULHO

Realizada pelo Movimento Nosso Bairro é 2 De Julho (MNBE2J), a ação consiste na realização de cinco eventos no local até maio, um em cada mês, compostos por uma programação cultural diversificada. O trabalho tem o objetivo de mobilizar a comunidade para refletir sobre o bairro, através de manifestações artísticas, levando-se em consideração as tensões geradas pelo desenvolvimento urbano em contraste com a preservação das tradições culturais.

 

 

Comércio popular

 

A primeira edição do projeto terá como tema “Nordeste, Sertão e Mar” e visa a pensar artisticamente o comércio popular e trabalhadores informais, elementos tão característicos do bairro. Para isso, serão realizadas atividades, como exposição fotográfica, apresentações de cordelistas, oficinas artísticas, exibição de filmes, performances de palhaços, entre outras expressões.

 

 

Entre as ações previstas, destaca-se a exibição do filme“Água de Meninos – a Feira do Cinema Novo”,de Fabíola Aquino, que será seguida de um debate com especialistas em urbanismo e economia solidária. Além disso, Bule-Bule, Paraíba da Viola e Antônio Barreto são alguns dos cordelistas e repentistas que irão se apresentar durante o evento. A programação será encerrada com um show do grupo Barlavento.

 

 

Para o proponente do projeto, Sandro Abade Pimentel, o 2 de Julho é um local especial em Salvador, pois reúne elementos da cultura do sertão, a exemplo das feiras livres, nas quais se comercializam produtos nordestinos, ao mesmo tempo em que dialoga com o caráter cosmopolita da capital baiana. “Muitas pessoas acham este lugar sujo, mal resolvido, mas na verdade, aqui existem fortes elementos culturais, relações de afeto entre a comunidade e o comércio informal. O circuito irá mostrar que existe poesia em tudo isso”, afirmou.

 

 

Para o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, a iniciativa é um bom exemplo da importância do incentivo do poder público às iniciativas da população na área cultural. “Os editais Arte em Toda Parte têm possibilitado que comunidades possam refletir, ressignificar e valorizar o lugar onde vivem, através das manifestações artístico-culturais que os moradores desenvolvem”, comemorou.

 

 

A próxima edição do Circuito Cultural Dois de Julho está prevista para o dia 21 de fevereiro e terá como tema o Carnaval.

 

 

Programação:

Oficinas

Confecção de placas para os feirantes – com Flávia Bonfim e Yuri Tripodi

 Artes Visuais (a partir das 14h)

 

 

Mostra fotográfica

Exposição dos fotógrafos Marcelus Freitas e Fábio Duarte

 

 

Performances (a partir das 14h)

Cenourita e a Saladaclown – com Ivana Chastinet

Partindo com o feirante – com Ieda Oliveira

 

 

Áudio visual(a partir das 17 horas)

Faxinaço Midiático – de Sandro Abade Pimentel

2 de Julho entre olhares – de Marcelus Freitas e Fábio Duarte

Feirantes do 2 de Julho(depoimentos) – de Maya Manzi

Fruta Amarga, Gonzáles e Vásquez – de Diego Haase, Rodrigo Araújo e Marcelo Matos

 

 

Cordelistas e Repentistas(a partir das 16 horas)

Bule-Bule

Paraíba da Viola

Antônio Barreto

Maísa Oliveira

Zuzu Oliveira

Skip to content