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Balanço 2013: Atual gestão melhorou a mobilidade

Grande desafio das cidades contemporâneas, a questão da mobilidade ubana integra uma das dez áreas temáticas do Planejamento Estratégico da nova gestão da Prefeitura. Nos últimos 12 meses, várias ações vêm sendo adotadas para melhorar a trafegabilidade da cidade, facilitando o fluxo de pessoas e veículos.  As intervenções envolvem desde a recuperação dos tradicionais ascensores, passando por construção e requalificação de vias, alteração de sentido de tráfego e ampliação do número de passarelas, além de medidas para disciplinar o transporte em pontos estratégicos da capital, como a chamada lei de carga e descarga. 

 

 

Principal estação de transbordo da cidade, a Lapa, por onde passam cerca de 500 mil pessoas por dia, é alvo de uma série de intervenções de requalificação. Outra grande novidade é a redução do custo da passagem do transporte coletivo, através do Domingo é Meia e do Bilhete Único, duas importantíssimas ações da atual gestão que impactaram de forma inédita no acesso ao transporte public da cidade. Confira nesse balanço algumas das principais ações da Prefeitura para melhorar a mobilidade em Salvador. 

 

 

Transporte e benefícios aos usuários

 

 

Oferecer uma infraestrutura de transporte público racional, integrada e eficiente, orientada para o crescimento da cidade, é o objetivo da atual gestão. Além de proporcionar  um serviço de transporte público ágil, confortável, limpo e acessível a toda população, reduzindo o tempo de deslocamento, é necessário torná-lo a principal alternativa de transporte da cidade. Nos sete primeiros meses da atual administração, a Prefeitura implementou uma série de medidas visando melhorar a qualidade do transporte público, gerando economia aos usuários e com o objetivo de promovermaior fluidez no trânsito. 

 

 

A Prefeitura assegurou a abertura da planilha de custo das empresas de ônibus e publicou, em junho, portaria determinando às empresas operadoras do Sistema de Transporte Coletivo a renovação da frota com a substituição dos veículos mais antigos. A atual gestão determinou ainda que todos os novos veículos devam ser adaptados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, com portas de acesso pelos lados esquerdo e direito, além de sistema de ventilação forçada para permitir maior conforto aos usuários.

 

 

A Prefeitura, além de garantir a manutenção dos preços das passagens de ônibus na cidade sem aumento, implantou, logo no início da gestão, o Bilhete Único e o Programa Domingo é Meia, com objetivo de garantir à população uma redução dos custos com transporte. A implantação do Bilhete Único permite que o usuário chegue ao destino com mais rapidez e conforto, uma vez que as opções de linhas aumentam. O programa Domingo é Meia beneficia a população com o pagamento da meia-tarifa, ou seja, R$1,40, em dinheiro, aos domingos. 

 

 

Atualmente, Salvador conta com 2.819 ônibus veículos em 620 linhas. São 2.528 ônibus e 291 micro-ônibus para atender aos usuários do transporte coletivo.

 

 

Alterações no Trânsito

 

 

A Prefeitura planejou no início do ano mudanças para o trânsito de Salvador, com medidas a serem tomadas a curto, médio e longo prazos. As intervenções foram adotadas para melhorar a trafegabilidade nos pontos mais críticos da cidade e envolvem outras medidas, como a criação do Grupo de Ações Rápida de Trânsito.

 

 

As principais intervenções aconteceram nas avenidas Joana Angélica, Paulo VI, Octávio Mangabeira, Rótula do Abacaxi, Tancredo Neves, Paralela e na rua Chile , no Centro , com a inversão do trânsito para melhorar o acesso ao Centro Histórico. Houve também mudanças na Barra em razão do início das obras de requalificação.

 

 

Estação da Lapa

 

 

A Lapa é um patrimônio de Salvador. Trata-se da maior estação de transbordo da cidade e uma das maiores do Brasil, por onde circulam 88 linhas, ofertadas através de uma frota de 482 ônibus. O terminal está passando por uma série de intervenções para melhoria da estrutura. As obras de requalificação, com investimento previsto da ordem de R$ 1,6 milhão, já foram iniciadas e estão sob a responsabilidade da Sucop.

 

 

Estão sendo realizados serviços de pintura, reforma dos banheiros e construção de outros novos, retirada da Plataforma C do andar térreo para aumentar a ventilação e luminosidade no nível subsolo, conserto da escada rolante que dá acesso à Avenida Joana Angélica, reforço da iluminação e revisão da parte elétrica. O projeto inclui ainda impermeabilização da cobertura, que já está 50% concluída, e melhorias no sistema de drenagem e esgotamento sanitário da estação, a exemplo da troca do piso do terminal de passageiros e manutenção dos stains – cabos de aço que dão sustentação à cobertura e ao viaduto de acesso às pistas de ônibus. 

 

 

As melhorias da Lapa diversas secretarias, com o objetivo de promover a atuação conjunta dos órgãos, além de ações de combate à insegurança e ordenamento dos ambulantes que atuam irregularmente na região. O Juizado da Infância e da Juventude também participa da ação integrada, a fim de proteger as crianças e adolescentes carentes que são explorados com frequência por bandidos e traficantes no local.  Atualmente, seis policiais militares atuam na Estação da Lapa em cada turno. A expectativa é de que o efetivo de policiais seja aumentado e já existe um projeto para a criação de uma companhia da PM dentro da Lapa.

 

 

Investimento em passarelas

 

 

Já incorporadas como parte da paisagem de Salvador, as passarelas são necessárias em vias de tráfego intenso, a fim de que os pedestres não corram o risco de atropelamentos, além de se constituírem em equipamentos urbanos que influenciam e auxiliam a mobilidade. Entendendo a importância desse equipamento para a população, a Prefeitura, durante o ano de 2013, construiu, ampliou e realizou serviços de manutenção de passarelas.

 

 

Em mais uma ação para melhorar a trafegabilidade em um dos locais de maior fluxo de veículos e pessoas, a Prefeitura instalou uma nova passarela na Avenida Tancredo Neves, nas proximidades do Shopping Sumaré. É a primeira passarela a contar com câmeras de segurança, instaladas ao longo de seus 160 metros, além de sistema de internet sem fio (WiFi) nos pontos de parada de ônibus. São inovações que fazem parte de um projeto piloto desenvolvido pela Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). O novo equipamento tem grande impacto na mobilidade da região pois permitiu a retirada de duas sinaleiras.

 

 

Outra ação que terá grande impacto na região da Avenida Tancredo Neves é a construção da passarela na Madeireira Brotas. O trabalho já foi iniciado com previsão de finalizalização em cinco meses. O investimento estimado é de R$ 3,8 milhões, sendo R$ 1,85 milhão como contrapartida resultante de um Termo de Acordo e Compromisso firmado com a Le Biscuit. É uma obra de grande complexidade, tendo em vista que se trata de uma área que concentra um dos maiores gargalos do trânsito da cidade. Além de receber o fluxo da Ligação Iguatemi/Paralela e do trajeto Paralela sentido Rodoviária, a região possui uma rede tronco da Bahiagás e uma linha de alta tensão da Coelba.

 

 

Carga, descarga e circulação de veículos pesados

 

 

Decreto assinado pelo prefeito ACM Neto, e que está sendo duramente fiscalizado pela Transalvador, prevê a restrição do trânsito nas Zonas de Restrição de Carga e Descarga (ZRCD) e Áreas de Restrição à Circulação (ARC). A carga e descarga são proibidas de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, e aos sábados, até as 14h. Aos domingos e feriados, estão liberadas. Já a circulação de carretas, veículos urbanos de carga (VUC), com largura de até 2,20m e comprimento de 6,50m, e dos caminhões porta-contêiner, está proibida de segunda a sábado, das 6h às 10h, das 17h às 20h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. A proibição de circulação vale também para a orla. 

 

 

Salvador Vai de Bike

 

 

A Prefeitura de Salvador, por meio do Escritório da Copa, lançou no dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, o Movimento Salvador Vai de Bike. Trata-se de um amplo conjunto de ações integradas de incentivo ao uso da bicicleta na capital soteropolitana com objetivo de introduzir esse veículo como modal de transporte público saudável e não poluente, além de combater o sedentarismo e promover a prática de hábitos saudáveis. E ainda reduzir os engarrafamentos e promove a humanização do ambiente urbano.

 

 

No mesmo dia do lançamento, foram inauguradas as primeiras estações de compartilhamento de bikes na Praça Castro Alves, Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema e a primeira ciclofaixa que vai de Campo Grande até o Centro Histórico. Hoje, já existem 20 estações de compartilhamento e três ciclofaixas. 

 

 

Já foram contabilizados mais de 31 mil cadastros, com cerca de 20 mil credenciamentos e mais de 36 viagens com uso das bicicletas compartilhadas.

 

 

Recuperação dos ascensores

 

 

Um dos principais símbolos de Salvador, fazendo a ligação entre as partes alta e baixa da cidade, o Elevador Lacerda é um conjunto que permanece moderno, apesar dos seus quase 150 anos. O equipamento tem sido beneficiado por várias reformas ao longo dos anos. No início do ano, a Prefeitura, por meio da Transalvador, deu início à modernização e climatização para entregar à população a terceira e quarta cabines, que estavam desativadas devido aos problemas acumulados ao longo de vários anos. Da mesma forma, o ascensor está sendo pintado, numa parceria com a Coral.

 

 

Desativado há mais de dois anos, o Plano Inclinado Gonçalves, que transportava cerca de 10 mil pessoas por dia, está sendo completamente reformado pela Prefeitura. A ordem de serviço para as obras inclui a contenção de encostas (com revestimento vegetal e concreto), estabilização do antigo prédio do 18º Batalhão da Polícia Militar e recuperação total do Plano Inclinado. No total, serão investidos R$2,5 milhões nas obras. 

 

 

Já o Plano Inclinado Liberdade-Calçada, que estava fechado há um ano e dez meses, também será requalificado. O equipamento tem capacidade para transportar 70 pessoas por viagem e, em funcionamento, atendia a cerca de nove mil pessoas por dia. Já foram iniciados os serviços de modernização, que incluem a troca dos dois bondes para o transporte de passageiro e a substituição do sistema de controle e segurança para melhorar a qualidade da prestação de serviços. O investimento previsto é da ordem de R$ 4,6 milhões.

 

 

A requalificação do Plano Inclinado do Pilar, que liga o Santo Antônio Além do Carmo ao bairro do Comércio e está fora de operação devido a problemas no motor, já está em processo de licitação.

 

Mais acessibilidade

 

 

A Prefeitura do Salvador vem incrementando uma série de medidas para garantir o cumprimento das normas de acessibilidade em prédios e logradouros públicos, com ações sistêmicas e transversais, integrando os diversos órgãos públicos. Hoje, 55% da frota dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo da capital está equipada com elevadores para deficientes. Trata-se de uma das maiores frotas especiais em favor da inclusão social no país. O percentual representa 1.346 ônibus adaptados, já equipados para receber os passageiros com dificuldade de locomoção ou usuários de cadeiras de rodas.  A ampliação da acessibilidade pode ser também comprovada em espaços como escolas, postos de saúde e praças da cidade.

 

 

Linha Viva e BRT

 

 

A construção de novas vias exclusivas de transporte público coletivo é uma das iniciativas do Planejamento Estratégico de Salvador, que tem como resultados esperados a redução dos congestionamentos nos principais corredores de tráfego da cidade, o aumento da velocidade média dos deslocamentos e redução do tempo de viagem.

 

 

A Linha Viva, nova via estruturante de Salvador que será construída para desafogar a Avenida Luis Viana Filho (Paralela), é um projeto em fase de finalização. Integrante do Programa Salvador Capital Mundial, trata-se de uma via expressa, com extensão de 17,7 Km, que ligará o Acesso Norte ao Aeroporto Internacional de Salvador, usando a faixa de servidão da linha de transmissão da Chesf.  

 

 

A Linha Viva desviará o fluxo intenso da região do Iguatemi e da Paralela e beneficiará moradores dos bairros de Pernambués, Cabula, Retiro, Saboeiro, Narandiba, Imbuí, Sussuarana, São Rafael/São Marcos, Parque Pituaçu, Centro Tecnológico da Bahia, Alphaville II, Bairro da Paz, Mussurunga e São Cristóvão. 

 

 

BRT – Além disso, a Prefeitura já garantiu junto ao governo federal o aporte de R$ 300 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana e R$ 500 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, além da contrapartida do Executivo municipal, para construção do corredor exclusivo de ônibus entre a Lapa e a ligação Iguatemi/Paralela, que demandará a construção de viadutos e elevados. 

 

 

O projeto prevê que os 8,6 km de avenidas que ligam a Estação da Lapa ao Iguatemi serão percorridos em 16 minutos, com a construção de um sistema BRT (Bus Rapid Transit), formado por vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações de embarque e desembarque. O BRT será integrado a outros dois corredores de 13,7 km, ligando a Paralela ao Aeroporto, e de 27 km, ligando a Pituba à Orla e ao Aeroporto, totalizando 49,3 km de corredores de transporte com faixas exclusivas.

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