Balanço 2013: Salvador ganhou seis mil novos pontos de luz em um ano

Em função de sua importância para a prevenção à violência, a iluminação pública tem sido prioridade da Prefeitura de Salvador. Só neste primeiro ano de gestão, foram investidos, através da Secretaria Municipal da Ordem Pública, cerca de R$2 milhões em projetos novos e intervenções que estavam paralisadas. Desde janeiro, já foram instalados 5.933 pontos em diversos bairros da cidade, contribuindo para melhoria da segurança da população.

Algumas das ações realizadas são inovadoras, como postes de fibra instalados na Boca do Rio que têm maior durabilidade e, em caso de acidente, reduzem a possibilidade de vítimas fatais. Foram modernizados 1.085 pontos de iluminação, utilizando material com maior eficiência luminosa em diversos locais. Algumas das localidades beneficiadas: Jardim dos Namorados, Dique do Tororó, Stiep, Bonfim, Rio Vermelho, Imbuí, Barra, Stella Maris, Pituaçu, Patamares, Paralela e Bairro da Paz. Nesses locais, foram instalados e requalificados 775 pontos de luz e 279 postes.

Também estão sendo realizadas ações nos pontos turísticos da cidade, a exemplo do Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Porto da Barra e Centro Histórico. Além da manutenção geral e revisão em todo o sistema elétrico, foram instaladas lâmpadas mais potentes no lugar das atuais. Todas as luminárias de 250 watts foram substituídas por lâmpadas metálicas de 400 watts.

Entre as áreas que tiveram a antiga iluminação substituída estão os bairros de Massaranduba, Periperi, Arenoso, Calçada, Amaralina, e Pituba, além das avenidas Octávio Mangabeira e Anita Garibaldi, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. A ação também chegou aos monumentos dedicados a Castro Alves (Praça Castro Alves), Nelson Mandela (Liberdade), Thomé de Souza (Praça Municipal) e Zumbi dos Palmares (Praça da Sé).

A iluminação foi ampliada em algumas das principais avenidas da cidade como ACM, Jorge Amado, Estrada Velha do Aeroporto, Oscar Pontes, Fernandes da Cunha, Jequitaia, Fernandes Vieira (Itapagipe), Padre Antonino de Sá, Fernandes Vieira e José Martins Tourinho.

Em outras áreas as intervenções tiveram como objetivo modernizar a iluminação. É o caso da nova praça da Boca do Rio, onde antes ficava a sede do Esporte Clube Bahia;  Dique do Tororó; Avenida Otávio Mangabeira; Praça da Igreja do Bonfim; Largo de Santana e Praça da Mariquita, no Rio Vermelho; Rua Professor Felipe Thiago, em Stella Mares, e Avenida Vasco da Gama, trecho entre o supermercado Extra e o cruzamento da Garibaldi.

Segundo a Semop, ainda durante o ano foram atendidos 474 pedidos, sendo instalados 103.383 metros de cordão luminoso, 104 pontos de 15KW e instalação provisória de 1.713 projetores em diversos locais.