Bate-Coração ganha unidade de saúde reformada

A Unidade de Saúde da Família de Bate Coração, no Subúrbio Ferroviário, foi entregue na última sexta-feira (16) à comunidade totalmente reformada e equipada, com capacidade para atender a cerca de 650 pacientes por mês. Nas novas instalações, que contarão com quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, serão prestados serviços de atenção integral, considerando ainda as áreas prioritárias nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

BARECORACAO1908

A solenidade contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves e do deputado federal Antônio Brito, entre outras autoridades. O prefeito anunciou os investimentos que estão sendo feitos para recuperar a funcionalidade e credibilidade da saúde municipal. “Quando decidi ser candidato a prefeito, tinha absoluta consciência de todos os problemas da cidade. Sabia que os desafios seriam extraordinários, mas nas andanças pelas ruas percebi que o maior deles seria recuperar a estrutura da saúde pública de Salvador. As nossas unidades estavam sem serviço de manutenção há pelo meno quatro anos, resultando num estado tremendo de degradação”, afirmou ACM Neto.

“Por isso, a prioridade que estabeleci foi colocar para funcionar com qualidade as unidades já existentes e já em dezembro, quando estivermos terminando o primeiro ano de mandato, estaremos com 70% da rede recuperada ou em recuperação, o que ninguém imaginou que iríamos conseguir. Isso representa um marco para a saúde de Salvador. Não adianta pensar em construir novas unidades se as que existem hoje não estiverem bem”, sinalizou ACM Neto, acrescentando que o Subúrbio é uma prioridade em função das carências.

Inaugurado em 2009, o antigo prédio da unidade de saúde apresentava uma série de problemas estruturais, que comprometia a qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, além de não oferecer condições dignas de trabalho para os profissionais. “Esta unidade é relativamente nova, foi inaugurada há quatro anos. Mas a falta de manutenção contínua acabou comprometendo a sua infraestrutura, como os problemas de infiltração que se apresentavam, inviabilizando a realização de diversos serviços”, declarou o secretário José Antônio Rodrigues Alves.

“Daí passou a fazer parte das nossas prioridades e é com imensa satisfação que entregamos esse prédio totalmente reformado, atendendo as necessidades do bairro, que cresceu muito mais rápido do que a capacidade instalada que existia aqui. Essa já é segunda unidade que inauguramos este mês. Na próxima semana serão mais duas e, em setembro, teremos mais 20 postos de saúde sendo entregues à população”, complementou o secretário.