Logo Prefeitura de Salvador

Bicicletas poderão trafegar no Elevador Lacerda aos domingos

A Prefeitura libera a partir do do próximo domingo (11), gratuitamente, o acesso de bicicletas ao Elevador Lacerda, ampliando o espaço para ciclistas na cidade. Com a iniciativa, uma parceria entre o Movimento Salvador Vai de Bike e a Transalvador, serão conectadas as ciclofaixas do Centro Histórico e Comércio, proporcionando um roteiro com vista para o mar da Baía de Todos os Santos. Com seus 73 metros de altura, o Elevador Lacerda opera com quatro cabines de 2,20 metros quadrados que funcionam diariamente das 6 às 23 horas. 

 

Inicialmente, o acesso das bikes será liberado apenas aos domingos. Descendo pela Avenida Contorno, o ciclista pode desfrutar das arquiteturas da Fonte da Rampa do Mercado, escultura do artista Mário Cravo Jr.; da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da cidade; e do Forte São Marcelo, descrito por Jorge Amado como “O Umbigo da Bahia”. Subindo o Elevador em apenas 23 segundos, ele chega a Praça Thomé de Souza, onde pode tomar uma água de coco apreciando a vista para o mar da baía.

 

 

 

O Movimento Salvador Vai de Bike chama a atenção para a gratuidade, reiterando que a tarifa de R$ 0,15 só não será cobrada aos ciclistas com bike. Quanto ao fato do acesso exclusivo aos domingos, o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa), Isaac Edington, também responsável pela coordenação do Movimento Salvador Vai de Bike, explica que esse é apenas um procedimento inicial. “Escolhemos o dia de domingo para iniciar essa operação, pois assim aumentamos a atratividade das ciclofaixas numa região belíssima da cidade e ao mesmo tempo, devido ao fluxo de passageiros ser menor, poderemos testar e ajustar o compartilhamento da cabine entre pedestres e ciclistas”, explica. 

 

Segundo a Transalvador, a depender do resultado inicial da operação, o acesso das bikes poderá ser estendido aos outros dias da semana também.

 

Skip to content