Bike Comunidade estimula mobilidade mudança de hábitos dos cidadãos

O projeto Bike Comunidade, criado pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), vem avançando em na capital baiana, auxiliando na mobilidade dos cidadãos ao oferecer mais uma opção de transporte, de forma gratuita: a bicicleta. Na semana passada, a sexta unidade do projeto foi inaugurada no Santo Antônio Além do Carmo, na Rua Direita do Santo Antônio, 324-346, mais exatamente na Casa La Frida.

Para utilizar as bicicletas compartilhadas, os moradores da área precisam fazer um cadastro pessoal em local parceiro. No bairro do Santo Antônio, este é realizado na Casa La Frida, que conta com dez bicicletas convencionais e uma cargueira, que suporta até 120 quilos.

O serviço já está sendo aproveitado por pessoas como a estudante universitária Andressa Santos, de 22 anos. “Antes via a bike como algo para passeio, mas depois de ingressar em 2019 no curso mecânica de bike na Casa La Frida e no programa Preta Vai de Bike, que readapta mulheres e mulheres negras a andarem de bike, comecei a despertar para o uso da bike como meio de transporte. Depois que vi o Bike Comunidade, estou começando a vir trabalhar pedalando e isso tem mudado minha vida”, relata.

Ela ainda ressalta que, com a bike, já não precisa depender mais de ônibus ou de aplicativos para se locomover. “É muito positivo tanto para a mobilidade como para o próprio meio ambiente em si, sem falar na economia que faço. Desejo que esse projeto seja cada vez mais divulgado e multiplicado”, deseja.

Mudança de hábitos – Criado no segundo semestre de 2020, o Bike Comunidade faz parte das ações apresentadas pela prefeitura para contribuir com a retomada da economia da cidade. Agora, o projeto possui seis unidades e vem mudando a realidade de profissionais autônomos, pequenos comerciantes e também da população nos locais onde está instalado.

A iniciativa funciona sempre em parceria com líderes comunitários e é supervisionado por membros ativos da região, tendo como objetivo atender as demandas da população com viagens de longa duração. A ideia é estimular o uso da bicicleta como instrumento de geração de renda durante a pandemia. Além disso, permite estreitar relações com as comunidades para realização de ações e atividades relacionadas às bicicletas nas regiões onde o projeto está instalado.

A coordenadora do MSVB, Liana Oliva, ressalta os diversos benefícios que a adoção da bicicleta compartilhada traz na mobilidade urbana. “O Bike Comunidade surge como uma iniciativa que visa auxiliar no deslocamento e mobilidade. Mas para além disso, o uso da bicicleta está associado a fonte de renda, com serviços de entregas, além de ser altamente recomendado pela OMS como meio de transporte mais seguro para a saúde, por ser individual e ao ar livre. A bicicleta traz também bem estar físico e mental e economia para o usuário”, declara.

O Bike Comunidade conta com sedes também em Vila Matos/Rio Vermelho, na região de Stella Maris/Praia do Flamengo, Massaranduba, São Caetano/Camurujipe e Cajazeiras.