Logo Prefeitura de Salvador

Boa Vista do Lobato recebe unidade de saúde requalificada

Foi entregue hoje (11) à comunidade de Boa Vista do Lobato a Unidade de Saúde da Família (USF) que atende aos moradores da região, em solenidade que contou com a participação do prefeito ACM Neto, do secretário José Antônio Rodrigues Alves, e do ex-prefeito e deputado federal Antônio Imbassahy, que estava à frente da administração quando o espaço foi municipalizado, além dos vereadores Kiki Bispo e Joceval Rodrigues. Também foram adequadas as equipes de saúde da família para fortalecer a assistência à saúde. Em janeiro, apenas um médico atendia na unidade, e agora quatro equipes de profissionais passam a atender completas.

 


O prefeito afirmou que a gestão tem trabalhado para garantir que até 31 de dezembro todas as equipes da rede estejam completas para permitir que a ampliação dos atendimentos acompanhe as ações executadas na estrutura física das unidades. Ainda de acordo com Neto, outra grande conquista desse primeiro ano será a expansão da atenção básica, que tinha capilaridade de 15% há 11 meses e chegará ao final de novembro em 25%. “Vamos encerrar o ano com volume considerável de unidades de saúde reformadas ou em reforma, somando 70% da nossa rede, acabando com o quadro que encontramos no começo do mandato, com postos há cerca de quatro ou mais anos sem manutenção”, afirmou.

 

O secretário reafirmou que as unidades entregues às comunidades reformadas já estão com equipes completas. “Há dez anos sem passar por qualquer tipo de manutenção e reforma, a USF Boa Vista do Lobato integra a lista de nove unidades do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria que serão entregues à população totalmente requalificadas até maio de 2014. Esses postos serão reinaugurados totalmente assistidos, com equipes completas, atendendo determinação do prefeito ACM Neto. Esta unidade, por exemplo, contava em janeiro com apenas um médico. Hoje são quatro profissionais para atender a comunidade”, comemorou o secretário José Antônio Rodrigues Alves.


A USF Boa Vista do Lobato, além da atenção integral à saúde da família, terá serviços complementares como curativo, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário, distribuição de medicamentos, entre outros. A unidade terá capacidade para atender cerca de 440 pessoas por dia através da atuação de três equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, compostas por três médicos generalistas, três enfermeiros generalistas, quatro técnicos de enfermagem, 15 agentes comunitários de saúde, dois dentistas generalistas e dois auxiliares de saúde bucal. Diariamente, serão realizadas cerca de 200 visitas domiciliares pelos agentes comunitários.

 


Mais ações – Este ano, a Prefeitura já entregou na região a USF Alto do Cabrito e, até dezembro, mais quatro postos estarão à disposição da comunidade ampliados e reformados: Centros de Saúde Frei Benjamin e Marechal Rondon, e USFs Recanto da Lagoa e Fiais. Na rede de urgência e emergência, já está em fase de conclusão a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Valéria. Das 10 unidades do Distrito Sanitário São Caetano Valéria, nove (90%) estarão em requalificação até maio de 2014.

 

 

Skip to content