Boca de Brasa fecha temporada de 2013 na Boca do Rio

Depois de Plataforma e Cajazeiras, o bairro da Boca do Rio será o palco da terceira e última edição da temporada 2013 do Projeto Boca de Brasa, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de dezembro. Os interessados em participar das oficinas culturais já podem se inscrever a partir desta quinta-feira (14), no site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.

As oficinas oferecidas são Direção Artística e Gestão de Grupos, Produção Executiva e Elaboração de Projetos, Música Criativa, Dança de Rua, Grafite e Criação Literária. As inscrições permanecem até o dia 30 de novembro e poderão se candidatar artistas do bairro e arredores que tenham idade mínima de 16 anos e atuação de pelo menos um ano na área cultural. As propostas serão avaliadas pelos professores das oficinas, que formarão turmas compostas por 30 alunos. O resultado da seleção será divulgado no site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), nos dias 2 e 3 de dezembro.

As aulas serão ministradas nos quatro primeiros dias do evento (4 a 7), no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja). No domingo (8), será realizada a mostra artística em praça pública, com o resultado das oficinas, que contará com a participação de um artista surpresa, grupos culturais locais e participantes das outras edições.

Outras comunidades -O Boca de Brasa já foi realizado nos bairros de Plataforma (23 a 27/10) e Cajazeiras (6 a 10/11), e foi bem recebido pelas comunidades. A iniciativa dá visibilidade às expressões locais e se apresenta como uma opção de cultura e lazer, ao mesmo tempo em que contribui para a melhor organização do campo cultural e qualificação dos artistas.

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a última edição do evento vai fechar uma temporada marcada por muito esforço e diálogo com a classe artístico-cultural, que já reflete a mudança da gestão da cultura de Salvador. “Começamos o ano com muitos desafios, mas já conseguimos realizar ações que fizeram a diferença na área cultural da cidade e o Boca de Brasa é o principal exemplo disso. Em pouco tempo, conseguimos mobilizar agentes culturais de bairros importantes e os resultados estão sendo surpreendentes. Tenho certeza de que na Boca do Rio não será diferente”, afirmou o presidente.