Boca de Brasa promove atividades culturais na Feira Social do Novo Mané Dendê

Ao compreender que a cultura é um direito do cidadão, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove o projeto Boca de Brasa Movimentando o Novo Mané Dendê, que acontece no próximo sábado (13), das 9h às 16h, na Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, no Rio Sena. A programação cultural integra a Feira Social do Novo Mané Dendê.

Na grade de atrações, os Talentos do Mané Dendê se apresentam no Palco Aberto Boca de Brasa. O microfone fica à disposição para que os artistas locais possam realizar intervenções em seu segmento cultural. A proposta é possibilitar um espaço de visibilidade e de valorização para artistas residentes do Novo Mané Dendê, onde eles possam apresentar seus trabalhos para um público massivo.

A programação também apresenta o resultado das Oficinas Coletivizando Arte, que ofereceram à população local cursos de iniciação ao teatro, ao canto e à dança promovidas pelo Coletivo 4. A iniciativa introduziu os alunos em aulas práticas e teóricas de diferentes linguagens artísticas com o propósito de descobrir e estimular novos talentos.

“O Boca de Brasa está chegando para movimentar ainda mais a cultura e as artes do Novo Mané Dendê. Oficinas, diálogos, apresentações e palco aberto para fortalecer as artes do Subúrbio. Possibilitar que as comunidades dos bairros abarcados pelo Mané Dendê tenham acesso aos meios de produção e fruição cultural e artística”, destaca o gerente de equipamentos culturais, Chicco Assis.

Convidados – Além dessas atrações, o projeto conta com artistas convidados da região. Léo Oliveira sobe ao palco para trazer toda a força da música gospel. O grupo Arca de Olorum, originário do Rio Sena, promove uma intervenção percussiva na Feira.
O reggae também tem espaço na programação com o cantor MAVI, que apresenta seus principais sucessos. O coletivo Kalifa marca sua presença através do rapper Cold Mansa e dos MCs EV e Ananda Savitri.

O show principal será comandando pelo grupo Afrocidade. O grupo promove uma apresentação com todas as suas influências musicais, que vão do pagode e passa pelo arrocha, reggae, dub e ragga, tendo sempre os ritmos percussivos como a base de sua identidade. O público pode imergir em suas letras, que retratam o cotidiano e reflete sobre as desigualdade e consciência racial.

Literatura infantil – Ainda na programação da Feira, a partir das 9h, o projeto Kaê Erê marca presença no evento. Estão previstas intervenções artísticas, oficina, cantinho da leitura e brincadeiras, cuja proposta é apresentar o processo de leitura como um hábito prazeroso e divertido para os pequenos.

Através de remendos, dobras, cortes, nós e retalhos, a Oficina de Bonecas Abayomi apresenta às crianças a possibilidade de se criar a própria boneca. Essa é uma técnica ancestral de confecção. Com muita alegria e diversão, o palhaço Tiziu realiza uma performance que provoca a graça e o riso. Seu propósito é trazer mais leveza à vida. Além disso, há muita brincadeira com os jogos Kaê Erê e Yotá Shisima.

Mané Dendê – O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, englobando uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros, Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.