Logo Prefeitura de Salvador

Bom Jesus dos Passos é palco do I Encontro Intersetorial em Saúde Mental

A Unidade de Saúde da Família (USF) Bom Jesus, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Jesus, ligado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), realizaram, nesta segunda-feira (27), o I Encontro Intersetorial em Saúde Mental. O evento aconteceu na sede da Filarmônica União dos Artistas, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, e teve como objetivo discutir a complexidade da atenção em saúde mental e levantar estratégias de cuidados. 

A ação contou com a participação de representantes do Caps Mária Célia Rocha, que fizeram palestras de cunho informativo para a população sobre o acesso aos serviços em saúde e sociais. Outro destaque foi a presença de atletas do Bom Jesus Karatê Clube, que reforçaram a importância do esporte como promotor de saúde física e mental, além de conduzirem uma apresentação para demonstrar a prática esportiva, importante nos aspectos individual e coletivo. 

Ainda na ocasião houve espaço para as Práticas Integrativas em Saúde, com a realização da auriculoterapia, prática de acupuntura na orelha que tem se popularizado nos últimos anos. “A USF, Cras, Caps e comunidade deram um importante passo na construção de um abrangente projeto de promoção à saúde mental nos equipamentos em cuidado com a saúde e aspecto social dos usuários dos serviços municipais das ilhas de Salvador”, ressalta Vagner Nunes, psicólogo que atua nas ilhas de Paramana e Bom Jesus dos Passos e que foi responsável por idealizar e conduzir o encontro.  

De acordo com Jaina Rios, diretora do Provida, instituição responsável pelos serviços de saúde das ilhas, essa foi uma das importantes ações para a garantia de acesso à assistência em saúde mental estabelecidas pelas equipes de saúde em parceria com o município de Salvador.

Skip to content