Borogoday promove série de debates sobre transformação criativa até sexta (29)

“Atrativo físico especial e irresistível” é o significado da expressão “borogodó”, mas que também descreve bem a abertura do evento que discute a transformação criativa, o Borogoday. A atividade, que tem apoio da Prefeitura de Salvador, teve início na manhã desta quarta-feira (27), e segue até a próxima sexta (29), nas instalações da startup Beyond Digital Sports (BDS), situada no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio, com transmissão gratuita pela internet.

O diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), Luis Gaban, destacou que a capital baiana possui a criatividade no próprio DNA. “Nossa cidade é conhecida mundialmente por nossos grandes poetas, artistas, escritores e o que temos tentado mostrar é que atualmente há muito borogodó acontecendo. Quando vamos nas comunidades mais carentes, encontramos diamantes a serem lapidados, pessoas criativas, que precisam apenas de oportunidade. E é isso que estamos tentando fazer: criar programas para fazer com que esses jovens sejam conectados com este novo ambiente”.

Presente na abertura do evento, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, ressaltou como Salvador pode aproveitar esse “borogodó”. “O soteropolitano é naturalmente criativo, ele tem borogodó, e eu faço um casamento deste termo com o humor, pois o baiano é bem-humorado, ele se diverte, ele brinca. E a trilha do borogodó é sair dos ambientes que você geralmente frequenta para conhecer uma Salvador diferente, específica, que tem marcas e características que vão estingar sua criatividade, que vão puxar você para um universo absolutamente mágico, diferenciado. A Prefeitura trabalha muito nesse sentido, casando essa criatividade com a gestão e a viabilidade de gerar e reforçar essa marca inteligente criativa na cidade”, descreveu.

Evento – O Borogoday está dividido em sete blocos, com apresentação de mais de 40 convidados, incluindo renomados executivos de multinacionais, como Franklin Luzes, vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft no Brasil; Cesar Couto, ex-executivo internacional da MTV Networks, vice media e cofundador do The Future Factory; além de Silas Colombo, CEO da Motim, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo.

O evento reúne marcas e profissionais com o intuito de compartilhar suas vivências e experiências na área de transformação criativa. Para participar dos próximos dias do Borogoday, é necessário realizar as inscrições por meio do site www. borogoday. com. br/, preenchendo um formulário com dados pessoais. Após a inscrição, o participante receberá via e-mail todas as informações de acesso à plataforma e experiências durante a programação.

Além de acompanhar o debate com nomes relevantes da inovação e empreendedorismo, o público pode contar com ferramentas úteis em seu dia a dia, a exemplo do “borogodômetro”, instrumento de metrificação do nível criativo das pessoas. A ação consiste em um questionário com 40 perguntas, que possibilita avaliar o nível de criatividade dos participantes, antes e depois das atividades.

Os inscritos ainda vão poder aproveitar, gratuitamente, da imersão em todos os três dias de evento na Borogodó University, uma plataforma inovadora de Life Long Learning, em parceria com a Fpass. O Borogoday possui chancela da Unesco Sost, frente mundial de sustentabilidade vinculada à organização.