BRT completa um mês de integração ao sistema de transporte de Salvador

O BRT de Salvador completou, no domingo (11), um mês de operação integrado com os outros modais de transporte coletivo da cidade. A ação dá direito ao usuário de, mediante o pagamento de uma única tarifa no valor de R$4,90, dentro do período de 2h, também utilizar os ônibus metropolitanos, os ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como “amarelinhos” – e o metrô.

Funcionando diariamente de 6h às 22h, com 12 veículos, dois dos quais elétricos, o BRT conduz o passageiro da Estação Rodoviária à Estação Itaigara em 10 minutos. E três minutos é o tempo de espera entre dois ônibus do BRT em uma de suas estações nos horários de pico, ou seja, entre 7h e 9h e entre 16h e 18h.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), desde que começou a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador, no dia 11 do último mês até o dia 5 do mês corrente, o BRT transportou cerca de 315 mil pessoas na capital baiana.

Rapidez e conforto – Estudante de Direito e estagiária em um escritório de advocacia no bairro do Itaigara, Maria Clara Lima, 18 anos, se desloca por meio do BRT entre a casa e o trabalho e diz estar gostando bastante do serviço. “Pego o BRT desde que começou a funcionar, todos os dias úteis. De manhã, na rodoviária, com destino ao Itaigara, de onde faço o trajeto de volta às 14h. É bem interessante, muito mais seguro que o ônibus convencional, as estações são mais protegidas, o veículo acomoda mais gente, não dá voltas, então é muito bem-vindo”, avaliou.

Já o eletrotécnico Jorge Sales, 60 anos, passou a fazer uso do BRT há uma semana e também aprovou a qualidade da condução. “A refrigeração é excelente, o que conta muito neste calor do verão. Além disso, a gente não espera no ponto e é muito mais rápido porque não tem engarrafamento nem sinaleira. Às vezes, a gente perdia uma hora no tráfego entre a rodoviária e o Itaigara e, com o BRT, não tem esse transtorno. Aprovado”, pontuou.

Novo trecho em 2023 – Além da Linha 1, que percorre as estações Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara, com extensão prevista até a orla da Pituba (nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz), o BRT deve contar ainda com a Linha 2, a ser entregue até o fim de 2023, com início na Estação da Lapa, passando pelas novas estações Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.

Criado: 12 Dezembro 2022