Logo Prefeitura de Salvador

BRT conta com tecnologia que permite acompanhar viagens em tempo real

O BRT de Salvador contará com auxílio de tecnologia de ponta para dar mais eficiência à nova operação de transporte. Toda o processo será acompanhado, em tempo real, por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações, gerando fluidez durante as viagens.

O controle das operações será feito pelo CCO com as estações e ônibus do BRT, composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos. A estrutura inicialmente contará com uma equipe formada por dez funcionários, dentre coordenadores, supervisores, e operadores de câmeras e plataformas, que vão garantir o monitoramento da demanda.

De acordo com o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, durante a operação o CCO do BRT estará constantemente em contato com os motoristas dos ônibus para alertá-los sobre quaisquer situações que possam interferir na operação durante o trajeto. Isso vai assegurar aos usuários do transporte maior segurança e qualidade na viagem.

“Para manter a regularidade do sistema, os motoristas poderão se comunicar com o CCO através de mensagens predefinidas. Basicamente, o Centro de Controle encaminha uma mensagem referente a uma situação específica e o motorista, através de botões, poderá confirmar ou não aquela situação. Se confirmado, dependendo da gravidade do problema, o CCO pode encaminhar um supervisor ao local ou até mesmo enviar uma tratativa para ser aplicada naquele momento. Isso vai ajudar a manter a regularidade do transporte e garantir aos passageiros maior conforto e segurança durante a viagem”, explicou o gestor.

“Além disso, a operação nos possibilita saber exatamente onde cada veículo está e quanto tempo eles vão levar para completar suas respectivas viagens. A cada três minutos, um ônibus sai do terminal – é um tempo de espera curto, tudo planejado para oferecer um transporte digno e de qualidade aos cidadãos. Nas estações também contaremos com o monitoramento do CCO, onde será possível observar todo o movimento de embarque e desembarque dos passageiros”, finalizou Muller.

Qualidade – O Centro de Controle Operacional do BRT Salvador foi inspirado em sistemas que já têm a operação consolidada, como em Bogotá, na Colômbia, em Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). “Buscamos referências nesses locais para a implantação do nosso CCO e, através disso, vamos conseguir agilizar a operação do BRT. O mais importante é entregar um transporte rápido e de qualidade aos usuários”, contou Edmilson Alves, diretor de operações do modal soteropolitano.

A operação assistida do BRT tem previsão de início na próxima sexta-feira (30). Doze ônibus estarão em pleno funcionamento para atender aos usuários, incluindo dois veículos elétricos. Cada ônibus realizará em média 30 viagens, o que totaliza 300 viagens diariamente.

Na 1ª etapa as linhas circulares vão operar entre a região do Shopping da Bahia e a Pituba gratuitamente. O período de teste do BRT deve funcionar durante todo o mês de outubro e a integração total do serviço está prevista para novembro.

Criado: 26 Setembro 2022

Skip to content