Logo Prefeitura de Salvador

BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

O BRT de Salvador atingiu, na última quinta-feira (23), a marca de um milhão de usuários transportados pelo modal. Com quatro meses de operação, o equipamento, que foi entregue em setembro do ano passado, tem registrado cada vez mais adesão dos usuários que transitam entre as regiões da Rodoviária e Itaigara.

“O BRT traz muito mais agilidade no deslocamento das pessoas e está se tornando um modal de referência em nossa cidade. Em breve iremos ampliar o atendimento e assim será possível beneficiar ainda mais a população de Salvador”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos. Em breve, além da conclusão das obras da estação Pituba, localizada nas proximidades do Parque Júlio Cesar, também serão entregues novos trechos, ampliando o número de linhas.

“A proposta do BRT é justamente mudar a cara do transporte de Salvador, trazendo um serviço mais ágil e eficiente para quem utiliza do transporte público em nossa cidade”, destacou Muller.

Lapa – As obras do trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa seguem em andamento. Em janeiro, foi entregue o complexo de viadutos Rei Pelé, que faz a ligação entre a Lucaia e a Avenida Garibaldi, e que já tem proporcionado maior fluidez no trânsito da região. O elevado na região do Vale das Pedrinhas está em andamento, onde será instalada uma das sete estações do trecho.

“As obras na Vasco da Gama também seguem bastante adiantadas, uma vez que a via já possuía a via exclusiva de ônibus, que está sendo remodelada, recebendo novo asfaltamento e as estações para receber o BRT”, contou Muller.

A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024. “O BRT de Salvador já é uma referência para outras cidades que estão com projetos de implantação do modal. Com a entrega de todo o sistema, será possível alcançar grande parte da cidade e oferecer à população um serviço de transporte de qualidade”, completou o gestor.

Skip to content