BRT Salvador atrai representantes de três capitais brasileiras

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) recebeu, nesta quarta-feira (15), uma comitiva com representantes de mobilidade das cidades de Recife (PE), Sorocaba (SP) e São Paulo (SP). Eles vieram conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, localizado na Barros Reis. Logo depois, a visita incluiu uma visita no ônibus elétrico que faz a linha do BRT, entre as estações Rodoviária e Itaigara.

O diretor financeiro da Mobi Brasil em Recife, Ricardo Alves, afirmou que essa visita acontece especialmente para conhecer a parte de mobilidade elétrica. “Está na nossa estratégia adquirir 69 unidades sem emissão, e nosso intuito é aprender como Salvador evoluiu e evitar qualquer intercorrência. Essa experiência de conhecer um case de sucesso abrevia a trajetória de experiências porque provavelmente não vamos cometer erros e vamos tentar nos espelhar o máximo possível nesse case que estamos conhecendo hoje”.

O presidente do BRT Sorocaba, Renato Anderi, conta que o foco nos veículos elétricos será fundamental para a cidade. “Vemos que Salvador tem elementos parecidos com o nosso na área de tecnologia, atendimento, cultura, e estamos vendo a convivência com a frota elétrica, desafios, carregamento, detalhes do equipamento adotado aqui. A gente está procurando cases especificamente nesta área, estivemos em Santiago, no Chile, e aqui em Salvador, por contar com oito carros em operação e já ter uma experiência interessante para compartilhar”.

Representando a cidade de São Paulo, o assessor Marcos Dias conta que na cidade paulista há uma nova proposta de implantar veículos elétricos, por isso eles começaram uma visita a outros lugares para saber como funciona para colocar na capital. “Temos a intenção de conhecer outros países, mas aqui vemos uma aplicação brasileira, de algo que deu certo”.

“O processo de adoção de ônibus zero emissões é desafiador tanto por conta dos altos investimentos iniciais quanto pela diferenciada logística operacional. Para nós é muito gratificante que o BRT de Salvador, recém-entregue e com obras ainda em andamento, já seja uma referência para outras cidades do país, que inclusive estejam em processo de eletrificação de suas frotas”, declarou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

Para Samuel Bacelar, coordenador operacional do BRT, a importância da visita é poder trocar experiências. “Como a gente sempre busca o melhor, entendemos que essa troca é importante. Eles querem agora conhecer o modal em Salvador, pois aqui fizemos um trabalho bonito para fazer o BRT rodar bem”.

*Funcionamento* – O modal circula das 5h30 às 22h de segunda a sábado, e das 6h às 22h aos domingos e feriados. Com isso, o sistema é ofertado aos usuários que utilizam o transporte desde as primeiras horas da manhã.

Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos. O usuário pode fazer a integração com outros modais, como os ônibus convencionais e os metropolitanos, os veículos do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como “amarelinhos” – e o metrô, pagando uma única tarifa no valor de R$4,90, dentro do período de 2h.

A partir de abril, novos trechos devem ser entregues à população, a exemplo da Estação Pituba, localizada nas proximidades do Parque Júlio César, assim como novas linhas, ampliando a área atendida pelo BRT. A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024.