BRT Salvador entra em fase de teste nos trechos 1 e 3

O sistema BRT Salvador entrou em fase de teste nesta sexta-feira (30), com 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia até o Itaigara. O início da operação assistida ocorre amanhã (1º), com liberação do trecho 3 do novo modal (entre o Parque da Cidade até o Posto Namorados, na Pituba), e os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

“Com os ônibus modernos e climatizados, iniciamos amanhã a operação do BRT em nossa cidade. São 4,5 km que correspondem à primeira e terceira etapas, contendo seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba”, pontuou Bruno Reis.

Ao lembrar que o sistema beneficiará 360 mil pessoas, o prefeito também ressaltou o pacote de ações que envolvem o complexo do BRT da capital baiana. “Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas, a exemplo das ações no trânsito, em sinaleiras, o mergulho da Avenida Tancredo Neves, resolvendo a mobilidade desta área”.

Funcionamento – Neste primeiro momento, a operação servirá para avaliar possíveis ajustes até o pleno funcionamento do sistema. Não será cobrada tarifa durante o período de teste, que ocorrerá diariamente, das 9h às 16h, durante todo o mês de outubro. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos. O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.

Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias, proporcionando mais agilidade no deslocamento, conforto e segurança aos usuários do transporte público. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.

Com o trecho 1 (do Shopping da Bahia ao Parque da Cidade) já inaugurado em 2020 e o terceiro entregue hoje, o modal passa a contar com um corredor viário de 4,5 km de extensão e seis estações para embarque e desembarque de passageiros (Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba). Elas dispõem de seguranças e equipamentos de vigilância 24h, wi-fi, sanitários e elevador.

Ainda nesses locais, quando a tarifa começar a ser cobrada, os usuários poderão embarcar nos coletivos utilizando os mesmos cartões de passagem que são atualmente aceitos nos demais modais de transporte público da cidade. Será possível ainda adquirir cartão unitário físico ou utilizar o QR Code nas bilheterias, nas máquinas de autoatendimento ou com os atendentes. Somente as estações Rodoviária e Pituba contarão com bilheteria, mas a compra de créditos também poderá ser feita por meio do aplicativo Kim Recarga. O investimento para implantação dos trechos 1 e 3 totalizou R$283 milhões.

Centro de controle – O BRT de Salvador conta com auxílio de tecnologia de ponta para dar mais eficiência à nova operação de transporte. Todo o processo é acompanhado, em tempo real, por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações, gerando fluidez durante as viagens. Na prática, o controle das operações é feito pelo CCO com as estações e ônibus do BRT, composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos.

Modelos – Os modelos dos ônibus do BRT seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente. Os veículos da linha Millennium (motor a diesel) possuem lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual, além da otimização da acomodação de componentes técnicos e capacidade aumentada.

Já o eMillennium (ônibus elétrico) foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Possuem lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Com a finalidade de proporcionar conforto térmico, esses veículos possuem ar-condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias.

Além de não emitir gases poluentes, o modelo eMillennium possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que também proporciona alta durabilidade e acabamento superior. Todas as novas unidades adquiridas são climatizadas e possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos.

Em andamento – O trecho 2 do BRT está com obras a pleno vapor e abrange o percurso entre o Parque da Cidade à Estação da Lapa, passando pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Ou seja, o percurso é o inverso do trajeto feito pelo metrô e mede sete quilômetros de extensão. A obra tem o custo de R$204 milhões e prevê a construção de três elevados e sete estações. Quando todas as etapas forem concluídas o BRT Salvador terá 11,4 km de extensão e 13 estações. O montante total de investimento é de R$487 milhões.

Criado: 30 Setembro 2022