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BRT vai reduzir para 16 minutos trajeto Lapa-Iguatemi

Os 8,6 km de avenidas que ligam a Estação da Lapa ao Iguatemi serão percorridos em 16 minutos com a construção de um sistema BRT (Bus Rapid Transit). Formado por vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, três viadutos, cinco elevados e nove estações de embarque e desembarque, o BRT será integrado a outros dois corredores de 13,7 km ligando a Paralela ao Aeroporto e de 27 km ligando a Pituba à Orla e ao Aeroporto, totalizando 49,3 km de corredores de transporte com faixas exclusivas.

 

 

 

 

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, apresentaram hoje (13) à imprensa o projeto do sistema BRT Lapa-LIP (Ligação Iguatemi-Paralela). Trata-se da primeira grande intervenção da atual gestão na área do trânsito e transporte, que vai ajudar a resolver o problema da mobilidade na cidade. A obra totaliza investimento de R$800 milhões, com R$ 300 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana e R$ 500 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, com a contrapartida do Executivo municipal. A intervenção deverá ser iniciada em abril do próximo ano com previsão de conclusão em dois anos.

 

  

“Nossa estimativa é que 35 mil pessoas utilizem esse corredor exclusivo por hora num trecho extremamente populoso e que concentra boa parte dos empregos da cidade. Com isso, estamos priorizando o transporte coletivo. Com a integração do BRT com o metrô, que esperamos ser realizado, vamos ter outra capacidade de oferecer um transporte público eficiente e resolver o problema da mobilidade. Até mesmo quem anda de automóvel será beneficiado, pois o sistema prevê faixas contínuas e de via expressa para quem utiliza transporte privado”, afirmou o prefeito. 

 

  

O secretário Aleluia explicou a Avenida Vasco da Gama terá quatro das nove estações previstas: Dique, HGE, Ogunjá e Rio Vermelho. As outras cinco serão na Lucaia, Ceasa, ACM, Hiper e Iguatemi. Para integrar a via a outros corredores, serão construídos viadutos na Garibaldi, no Parque da Cidade e no Iguatemi. O projeto contempla ainda ciclovias, áreas verdes de parque lineares.

 

 

O fluxo contínuo está garantido pela ausência de cruzamentos ou semáforos. Além da integração com as estações do metrô, o corredor vai operar conectado a outras linhas de ônibus coletivos da cidade, oferecendo ao cidadão a possibilidade de acessar a via mais rápida no seu trajeto diário. “O controle e o monitoramento serão feitos por fiscalização eletrônica. Já estamos em fase de contratação dessa fiscalização”, ressaltou Aleluia. O secretário salientou ainda que outras ações paralelas já estão sendo realizadas, a exemplo do processo de requalificação da Estação da Lapa. 

   

Mobilidade Urbana – A construção de novas vias exclusivas de transporte público coletivo é uma das iniciativas do Planejamento Estratégico de Salvador, que tem como resultados esperados a redução dos congestionamentos nos principais corredores de tráfego da cidade, aumentar a velocidade média dos deslocamentos, reduzindo o tempo de viagem.

 

 

A Mobilidade integra uma das 10 áreas temáticas do Planejamento estratégico e tem como aspirações oferecer uma infraestrutura de transporte racional, integrada e eficiente, orientada para o crescimento da cidade, além de prover um serviço de transporte público ágil, confortável, limpo e acessível a toda população, reduzindo o tempo de deslocamento e tornando-o a principal alternativa de transporte da cidade.

 

 

 

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