Logo Prefeitura de Salvador

Bruno Reis destaca sucesso da folia no Centro e comemora: “Realizamos o maior Carnaval da história”

As ruas lotadas do Centro de Salvador nos últimos dias deixaram uma constatação: o Carnaval na região está mais vivo do que nunca. O circuito Osmar, que abrange o trecho, recebeu 346 atrações contra as 181 do circuito Dodô (Barra/Ondina), isto é, quase o dobro. Em coletiva à imprensa para divulgação do balanço final da festa, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), o prefeito Bruno Reis celebrou a revitalização do percurso mais tradicional da folia e garantiu ainda mais investimentos para 2024.  

“Foram 10 dias de muita agitação (contando com o pré-Carnaval) que levaram muita felicidade para os quatro cantos da cidade. Hoje posso dizer que realizamos o maior Carnaval da história. Depois da espera de mais de mil dias para sua realização, no qual muita gente questionava se teríamos esse retorno, graças a Deus fechamos a festa com chave de ouro”, afirmou o chefe do Executivo municipal.  

Bruno Reis disse que o Carnaval 2023 foi especial por diversos aspectos. Um deles foi o reposicionamento do Centro na programação momesca. “Definitivamente acabamos com especulações de qual seria o futuro desse circuito e foram dadas as respostas durante todos os dias, em especial entre domingo até terça”, reforçou.  

Para o prefeito, a revitalização do circuito foi possível após a Prefeitura intensificar a estratégia de equilíbrio da programação entre os demais outras avenidas e palcos temáticos: “Conseguimos prestar serviços públicos muito melhores aos foliões. Consequentemente, eles conseguiram se divertir mais também”, avaliou.  

Ainda segundo o gestor municipal, o Carnaval deste ano serviu para mostrar o grande desafio da Prefeitura para 2024, que é fazer com que todos os circuitos tenham ainda mais atrações. A folia da capital baiana deste ano teve quase 3 mil horas de música, 512 atrações nos palcos temáticos e 637 nos circuitos da festa.

 “Nosso Carnaval é o maior do mundo e isso ficou evidenciado nas ruas, redes sociais e imprensa. A cidade foi a mais comentada no planeta. Nós estamos fortalecendo mais o Centro. Vamos trazer mais novidades, mais conteúdo. Quem viu as imagens aqui durante esse período lembrou o passado, da época em que esse Carnaval era o mais desejado. Então, cumprimos nosso objetivo”, assegurou Bruno Reis, reafirmando que Ivete Sangalo já assumiu compromisso de se apresentar no circuito Osmar no próximo ano.

Destaques – Ainda na ocasião, o prefeito classificou o Carnaval nos Bairros como “verdadeiro sucesso”, além de outras iniciativas exitosas, como os palcos Brisa, Varanda da Folia, Pôr do Sol. Ele citou ainda a importância da festa para a capital baiana no período, quando mais de R$ 2 milhões foram injetados na economia local e mais 50 mil empregos diretos e indiretos foram gerados.  

“Os números mostraram que foi o melhor Carnaval com participação popular. Foram quase três milhões de pessoas espalhadas nos diversos circuitos e nos bairros. Por onde andamos na cidade, todo mundo falava que nunca viu tanta gente. Apesar do grande volume de foliões, houve uma queda significativa de atendimentos que realizamos nas unidades de saúde. Atendemos 4.149 pessoas, o que representou redução de 27% em relação ao ano de 2020”, pontuou.

A Polícia Militar, completou Bruno Reis, também confirmou redução de 25% no número de ocorrências em comparação a 2020. “Se de um lado havia mais gente nas ruas, do outro, houve uma segurança muito maior. Isso mostra que tivemos uma festa mais tranquila, onde as pessoas vieram para rua para se divertir”, finalizou.

Skip to content