Buracos escondiam equipamentos deixados em praia de Jardim de Alah

A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) realizou na noite desta quinta-feira (13), em parceria com a Guarda Municipal, Limpurb e Transalvador, uma grande operação de fiscalização nas praias de Salvador, e identificou uma situação curiosa: o objetivo era sair da Barra até Piatã para verificar materiais deixados por comerciantes na faixa de areia, mas só foi possível chegar até o Jardim de Alah por conta do volume apreendido, pois dois buracos cavados na areia guardavam diversos materiais como cadeiras, isopores, caixas térmicas, sombreiros, botijões, panelas e outros utensílios. E mais: tudo misturado a ratos e baratas. Cada buraco tinha quatro metros de altura e cinco de largura. Eles estavam cobertos com madeiras e carpetes numa tentativa de burlar a fiscalização.

Ainda no Jardim de Alah, foi identificada grande quantidade de material na área de vegetação, mas nenhum dos objetos pertencia aos kits disponibilizados pelas cervejarias através de uma parceria com a Semop para ordenamento das atividades comerciais nas praias. Três caminhões deixaram o local lotados de equipamentos que, no dia seguinte, seriam colocados à disposição de banhistas de forma irregular.

“Chegamos a alertar os comerciantes sobre a operação para evitar as apreensões, mas houve uma tentativa de enganar os fiscais. Os equipamentos estavam num ambiente totalmente inadequado, misturados a ratos e baratas, colocando em risco a saúde de quem eventualmente usasse aqueles objetos”, afirmou o coordenador de Fiscalização e Ordenamento do Mercado Informal da Semop, Braz Pires.

No total, foram apreendidos durante a ação 287 objetos: 152 cadeiras, 34 mesas, 57 sombreiros, dois carrinhos, sete bancos, quatro isopores, um caixa térmica, 6 sacos com utensílios, 8 sacos com bebidas em lata, uma churrasqueira, cinco espreguiçadeira e dez térmicas pequenas. Não é permitido deixar qualquer material na faixa da areia durante à noite, e exatamente por isso foram concedidos kits personalizados aos permissionários que atuam em toda a Orla da cidade.

Na próxima semana, as fiscalizações seguem até Piatã e serão mantidas para evitar que novos episódios como esses se repitam. Os objetos apreendidos estão no pátio do Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segurb), localizado na Avenida San Martin (mesmo local da Guarda Municipal), e podem ser retirados por seus proprietários após pagamento de multa, com valor que varia de acordo com o volume apreendido, podendo chegar a R$ 530.