Logo Prefeitura de Salvador

Busca ativa para imunização contra pólio e multivacinação segue nas escolas nesta terça (13)

Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal das doses que compõem o calendário básico infanto-juvenil em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue, nesta terça-feira (13), com a estratégia de busca ativa para imunização contra pólio e multivacinação em escolas da capital. Durante a ação, mais cinco instituições de ensino da rede municipal serão contempladas.

“Nosso intuito é, conjuntamente com a Secretaria de Educação, realizar a imunização em todas as escolas da rede municipal de Salvador. Com isso, esperamos proteger um número significativo de crianças contra a pólio e demais vacinas que fazem parte do calendário básico. Esse é mais um esforço da gestão municipal para ampliar as taxas de coberturas vacinais na cidade”, explicou o titular da SMS, Decio Martins.

Na última semana, quando a estratégia foi iniciada na capital, cerca de 500 estudantes foram imunizados na busca ativa. Além da vacinação nas escolas, as doses da campanha contra pólio e multivacinação também estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 156 unidades básicas de saúde da rede municipal.

Campanha contra pólio – Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, a exemplo da tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG.

Escolas contempladas nesta terça (13):

– Centro Municipal De Educação Infantil Virgem De La Almudena – Alameda Bons Ares, 211, Brotas;

– Centro Municipal De Educação Infantil Iacy Vaz Fagundes – Avenida General Graça Lessa, Acupe de Brotas;

– Escola Municipal de Pituaçu – Rua João Paulo II, 22, Pituaçu;

– Centro Municipal de Educação Infantil Arlete Magalhaes, Rua Antônio Francisco Brandão, 16, Roma;

– Creche Escola Nossa Senhora das Graças – Rua da Horta, 208, Saramandaia.

Criado: 13 Setembro 2022

Skip to content