Logo Prefeitura de Salvador

Busto de Cosme de Farias é entregue após restauração

O busto do major Cosme de Farias foi entregue hoje (02) pelo prefeito ACM Neto, pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani, e pelo presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, em evento realizado na praça que leva o nome do homenageado, em Brotas. A peça foi restaurada através do Programa Fontes e Monumentos, desenvolvido pela FGM, que prevê intervenções em 100 equipamentos até 2016, sendo 20 até o final do ano. Agora são três equipamentos restaurados: aa escultura do jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o Marco de Fundação da Cidade.


De acordo com Bellintani, no total serão investidos R$2,5 milhões no programa, que reafirma o compromisso com fontes e monumentos que há tempos não passavam por melhorias. “A restauração do busto de Cosme de Farias demonstra que estamos preocupados com a manutenção de equipamentos históricos, com a cultura e preservação do patrimônio da nossa cidade. Estamos devolvendo à cidade restaurados monumentos que estavam há muito abandonados e degradados”, afirmou o secretário, pedindo que a comunidade seja vigilante na preservação da peça para zelar pelo patrimônio coletivo.


O prefeito reforçou o pedido do secretário Bellintani e destacou o esforço que está sendo feito na execução do programa diante das dificuldades orçamentárias da administração. “Cosme de Farias merece toda nossa homenagem. Todos nós temos que ter respeito à nossa história porque não há como projetar o futuro sem olhar para o passado. Agora, com as contas ajustadas, a Prefeitura começa também a recuperar a infraestrutura urbana da nossa cidade”, pontuou Neto.


O busto de Cosme de Farias foi confeccionado em bronze, em 1959, pelo artista plástico Jair Brandão, e passou por uma limpeza especial, com jateamento, patina, entre outros serviços. Já o pedestal metálico, que se encontrava em estado avançado de degradação, foi recuperado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal). A última recuperação do monumento foi realizada em 2007. A praça onde o busto está implantado também sofreu melhorias pela Desal.

Abaixo, lista dos monumentos e fontes entregues até o final do ano:

Bustos
Dodo e Osmar

Cosme de Farias

Presciliano Silva

D. João VI


Esculturas
Cetro da Ancestralidade

Cruz da Galícia

Vinícius de Moraes

Ode a Jorge Amado


Estátuas
Jesus Cristo Redentor

D. Pedro II

Pelé
Thomé de Souza


Fontes
Magem do Dique

Tororó
Fonte de Nazaré

Fonte da Praça da Sé

Hermas
Mal Castelo Branco

Conselheiro Almeida Couto


Monumentos
Panteon de Pirajá

Skip to content