Cadastramento da Capoeira em Salvador prossegue até dia 9

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) prossegue, até o próximo dia 9, com o cadastramento dos grupos, academias, escolas, associações e outras instituições ligadas à Capoeira em Salvador. O procedimento pode ser feito pela Internet, através do endereço www.cadastrocapoeira.salvador.ba.gov.br, ou pessoalmente na sede da FGM, localizada à Rua Chile, 31, Centro. Qualquer membro que seja maior de idade pode fazer o cadastramento e não é necessário a entidade possuir CNPJ.

O cadastramento visa à construção de uma base de dados que irá reunir informações de instituições atuantes na cidade e servirá como fonte de pesquisa para estudiosos, turistas e sociedade civil em geral. Além disso, a ferramenta irá fornecer uma sólida compreensão da dimensão da capoeira em Salvador e subsidiar políticas públicas voltadas à manifestação cultural, que é um importante elemento da identidade dos soteropolitanos, mas que ainda não havia sido considerada como área estratégica pela administração municipal.

Após o cadastramento, a FGM vai produzir um catálogo, nas formas impressa e digital, contendo as informações que forem registradas pelas instituições. A previsão é de que o material seja lançado até o final deste ano.

Capoeira Viva – Também já está disponível a segunda coleção de CDs Capoeira Viva – Série Salvador. A ação dá continuidade ao programa Capoeira Viva, lançado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Petrobras através da Lei Rouanet e realizado pela FGM.

A coletânea reúne cinco obras em que foram registradas composições de 15 instituições de capoeira atuantes em Salvador e serve para salvaguardar a produção musical composta por capoeiristas das diversas regiões de Salvador. As instituições voltadas à cultura de Salvador, interessadas em obter os CDs para inserção no próprio acervo, poderão solicitar por via formal o envio da coleção, bem como a quantidade desejada.

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, as ações de incentivo e fortalecimento da capoeira estão entre as prioridades da gestão. “Vamos intensificar a parceria com a comunidade para que a manifestação que representa tão bem a riqueza cultural de Salvador possa se desenvolver ainda mais”, finalizou.