Logo Prefeitura de Salvador

Guardadores de carro passam a trabalhar de forma organizada na Barra

Guardadores de carro que começaram a ser cadastrados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) nesta semana passaram a trabalhar de forma mais organizada no bairro da Barra. Seis guardadores – de um total de 21 – participaram de palestras e cursos sobre cidadania, relações pessoais e noções de turismo, e receberam fardamento e material de trabalho (boné, colete com nome visível e bloco com sugestão de preços para os clientes – R$ 2 durante o dia e R$ 5  durante a noite), além de kit completo para higiene pessoal.

O pagamento, no entanto, é opcional. As ações acontecem com o acompanhamento do Sindicato dos Guardadores (Sindguarda) e da Polícia Militar. De acordo com o secretário Mauricio Trindade, a ação vai além do ordenamento da atividade dos guardadores de carro.

“É uma ação preventiva que tem como objetivo proporcionar uma vida mais digna aos populares “flanelinhas”, evitando que se tornem moradores de rua ou enveredem pelo caminho da bebida ou da droga. Pretendemos capacitá-los ainda mais para que possam, mais tarde, conseguir emprego com intermediação do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Os proprietários dos carros estacionados ao longo das ruas e avenidas da cidade igualmente serão beneficiados com a certeza de que terão seus bens protegidos”, afirmou o secretário.

Como contrapartida, os guardadores de carros deverão ajudar na limpeza da área onde atuam e informar à secretaria ou à Policia Militar caso percebam a presença de crianças em situação de risco nas ruas ou mesmo pessoas se drogando. Nos próximos dias, mais 15 flanelinhas começarão a trabalhar de forma ordenada na Barra. Em seguida, a Semps levará os mesmos benefícios àqueles que trabalham nos bairros de Canela, Campo Grande e Vitória.

Skip to content