CadÚnico Itinerante chega à comunidade da Vasco da Gama

O CadÚnico Itinerante realizou mais uma edição, desta vez na Vasco da Gama, na manhã desta sexta-feira (18). Promovida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a ação atendeu cerca de 250 moradores da região, oferecendo os serviços de inclusão e de atualização cadastral dos benefícios sociais.

Na oportunidade, a população realizou demandas de inclusão e atualização do Casa Verde e Amarela (ex-Minha Casa, Minha Vida), Cartão SUS, intermediação de mão de obra e Primeiro Passo. Cerca de 80% das pessoas que foram ao local procuraram serviços relacionados ao programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).

O coordenador de ações itinerantes da Prefeitura-Bairro, Wilson Dias, falou sobre a importância do CadÚnico Itinerante. “É uma ação exitosa, de grande adesão da população. A comunidade comparece e busca os serviços ofertados. Estamos cumprindo um papel fundamental, que é de aprofundar o acesso dos serviços dentro das comunidades, desafogando as sedes dos órgãos e facilitando a vida do cidadão que necessita dos benefícios”.

Acesso – Desempregado, Antônio Oliveira, de 27 anos, falou sobre a facilidade que o CadÚnico Itinerante proporciona a quem precisa. “Não precisamos gastar com transporte, nem passar a noite em filas. O serviço é organizado e possibilita que a gente faça a solicitação do benefício, que é extremamente importante, principalmente para quem está nas condições em que eu estou, sem trabalho, com filhos e precisando de auxílio para manter a casa.”

A estudante Eliana Santos, 25 anos, ao solicitar a inclusão do CadÚnico, também avaliou a ação de forma positiva. “Saber que posso fazer a solicitação do benefício no bairro onde moro é de grande ajuda, facilita bastante. Moro só, estou sem renda e ter acesso a algum benefício é essencial. Espero que seja aprovado”.

Próximo local – A próxima localidade a receber o CadÚnico Itinerante será o bairro do Arenoso, no próximo dia 23. Atualmente, a programação é feita duas vezes na semana, sempre às quartas e sextas-feiras. O objetivo da ação é atender as demandas reprimidas da população, percorrendo bairros com grande número de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.