CadÚnico Itinerante ultrapassa 4,5 mil atendimentos em duas semanas

Para ampliar os atendimentos do Cadastro Único, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) segue levando os serviços diretamente nas comunidades de Salvador, através do programa CadÚnico Itinerante. Somente nas duas últimas semanas, o órgão realizou 4,5 mil atendimentos em 19 localidades da capital baiana: Federação, Jardim da Margaridas, Bromélias, Tancredo Neves, Fazenda Coutos, Mussurunga, Planeta dos Macacos (São Cristóvão), Pé Preto (Nordeste de Amaralina), Mata Escura, Liberdade, Cidade Baixa, Itapuã, Alto do Coqueirinho, Vale das Pedrinhas, Pero Vaz, Ilha de Maré, Garcia, Alto de Ondina e Bairro da Paz.

Com o objetivo de fazer o atendimento chegar a quem mais precisa, o CadÚnico Itinerante, por meio de uma busca ativa, mapeia as demandas dos bairros de Salvador para atualização de dados e novos cadastros, visando alcançar principalmente localidades afastadas da sede dos serviços. O critério de escolha das comunidades ocorre através de um mapa territorial que aponta os locais com maior índice de desatualização de cadastros e onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O titular da Sempre, Daniel Ribeiro, destacou que a pasta tem trabalhado de segunda a sábado para ampliar os atendimentos do Cadastro Único, levando esse serviço para a parcela mais carente da população. São cerca de oito mil atendimentos semanais, somando as ações descentralizadas e nos postos fixos.

“Temos superado a cada mês os números totais de atendimentos de 2021. De janeiro até o último dia 22, já são 266.135 mil atendimentos realizados, superando em mais de 125 mil o registrado em todo o ano passado, quando foram realizados 140.609 mil.”, completou o gestor.

Atualização – Cada cidadão inscrito no CadÚnico tem um período de dois anos para realizar a atualização dos dados (recadastramento), a contar da data em que efetuou o cadastro. Contudo, o prazo para atualização dos cadastros é individualizado e, com isso, as datas variam para cada beneficiário.

O cidadão pode ligar para o 0800 707 2003 ou baixar o aplicativo do Cadastro Único para consultar o prazo de atualização. Ele pode também verificar a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício. Por isso, a população não deve se dirigir aos postos de atendimento antes de verificar a necessidade de atualização.

Também através do aplicativo do Cadastro Único, o cidadão que não tem nenhuma alteração nas informações do núcleo familiar pode realizar a atualização. Mas se forem constatadas inconsistências nos dados fornecidos, poderá ter o benefício suspenso ou até mesmo bloqueado pelo Ministério da Cidadania.

Para os casos de bloqueio de benefício realizado pelo governo federal, é necessário fazer agendamento para verificação da situação cadastral, que também pode ser feira através do telefone 121. O serviço é gratuito, e a ligação deve ser realizada por meio de um telefone fixo ou celular, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atendimento – Os atendimentos nos 29 postos fixos são realizados exclusivamente após agendamento, visando um atendimento mais organizado e eficaz. As ferramentas são o aplicativo Fala Salvador Cidadão ou site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br. O agendamento é automatizado, através de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado. Recomenda-se que o beneficiário compareça ao local com 30 minutos de antecedência.

O atendimento é ocorre na sede do CadÚnico, no Comércio, em dez Prefeituras-Bairro (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da Lima e Valéria); Unidade Cajazeiras; Núcleo de Atendimento à População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio; e Subúrbio 360, em Coutos.

Os serviços do CadÚnico também podem ser acessados nos 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Neste caso, o atendimento é voltado para os assistidos referenciados nos Cras e demais cidadãos que residem nas áreas de abrangência destes equipamentos, os quais poderão entrar em contato com a unidade por telefone para agendamento, e não pelos canais digitais. A lista pode ser conferida no site www.sempre.salvador.ba.gov.br.

Criado: 27 Outubro 2022