Cajazeiras X recebe unidade de saúde reformada

A Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras X foi entregue hoje (02) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, após passar por reforma e adequação das equipes de profissionais. São ofertados serviços de atenção integral da família nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Também estão disponíveis serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e exames, distribuição de medicamentos básicos e fornecimento do Cartão SUS.

Com a recuperação da estrutura física, a USF atenderá cerca de 390 pessoas por dia através da atuação das quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, compostas por três médicos generalistas (sendo dois do programa Mais Médicos), dois enfermeiros generalistas, quatro técnicos de enfermagem, 23 agentes comunitários de saúde, um dentista generalista e um auxiliar de saúde bucal. Ainda no mês de dezembro, chegam mais um profissional do Mais Médico e um dentista generalista, oferecendo, portanto, a capacidade total de atendimento.

O secretário destacou os esforços para entregar 22 unidades reformadas apenas em dezembro, sendo que 29 foram entregues até agora, somando 90 até abril do próximo ano. “Nos últimos nove anos, a unidade não passou por qualquer reforma, sem nunca ter atuado com equipes completas. A partir de agora, serão quatro equipes completas de saúde da família, sendo que durante muito tempo apenas duas prestavam atendimento. Além disso, teremos duas de equipes de saúde bucal pela primeira vez desde 2006. Essa é uma conquista da administração, que não faz apenas investimentos na infraestrutura, mas garante as condições necessárias para que possamos dar resolutividade nas unidades”, acrescentou.

O prefeito afirmou que a rede municipal receberá ainda mais investimentos no próximo ano, através dos Multicentros e da ampliação das unidades de urgência e emergência. “Ao mesmo tempo em que fechamos o ano com 70% das unidades da rede reformadas ou em reforma, entregamos equipes completas para permitir pleno atendimento. Temos também o desafio de construir um Multicentro e uma unidade de urgência e emergência em cada Distrito Sanitário porque para cuidar da nossa gente decidimos priorizar a saúde”, disse o prefeito, lembrando também outros benefícios para a região, como a requalificação viária Via Regional, que começará no próximo ano, inclusive com micro e macro drenagem, a construção da ligação Cajazeiras XI-Valéria, oferecendo mais um acesso à BR-324, e a pavimentação da Rua Lourival Costa.