Campanha Carnaval sem Fome já coleta alimentos em Salvador

A Prefeitura de Salvador e a entidade Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida lançaram hoje (14) a campanha Carnaval sem Fome, em solenidade no Palácio Thomé de Souza. Com o slogan “Com fome não se brinca”, a campanha é inspirada no Natal sem Fome e se estende até o dia 6 de março. Os alimentos não perecíveis arrecadados serão distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar de Salvador e localidades do interior do estado.

Existem diversos postos de arrecadação dos alimentos não perecíveis espalhados pela cidade, a exemplo da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Rua Chile), Shopping Iguatemi, igrejas Nossa Senhora da Luz (Pituba), Santana (Rio Vermelho) e do Bonfim e Uranus 2 Comunicação (Av. Tancredo Neves). É possível fazer as doações ainda no Centro Comunitário da Pituba, que fica na Alameda Verona, 158, no Parque Júlio Cezar, além de academias e restaurantes parceiros do projeto.

“A Prefeitura virou parceria desse projeto e ampliou a campanha, chamada o ano inteiro de Salvador sem Fome. Todos os Centros de Referência e Assistência Social (CRAs) da Prefeitura recebem doações o ano inteiro, e atuam em parceria com cerca de 500 entidades”, disse o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade.

Segundo Raimundo Bandeira, idealizador da campanha, entre 2007 e 2013 o Carnaval sem Fome beneficiou 60 mil famílias com 648 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados. Ele destacou que a iniciativa é apoiada também por grandes nomes que fazem a folia momesca, a exemplo de Gilberto Gil, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Armandinho Dodô e Osmar, Paulinho Boca de Cantor, Márcio Vitor e Léo Santana, entre outros. Isso sem falar na chancela da Arquidiocese de Salvador, da Organização das Nações Unidades Para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Mosteiro de São Bento.

Alguns artistas marcaram presença no lançamento oficial da campanha, a exemplo dos irmãos André e Haroldo Macedo. ACM Neto agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso de continuar a parceria em projetos sociais de combate à fome. “Hoje, o Carnaval já está se pagando e, com isso, consegue alavancar recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ou seja, o Carnaval já está ajudando ao próximo. Esse ano mesmo, graças à festa, conseguimos o apoio para colocar internet de graça em cerca de 100 escolas da rede municipal”, frisou.