Campanha de Intensificação de Vitamina A acontece até dia 30

Para reforçar a importância da Vitamina A para o crescimento saudável de crianças, a Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (24) – simultaneamente com a Campanha de Multivacinação – uma mobilização para intensificar a administração de Vitamina A, em crianças de 6 a 59 meses. O objetivo é aumentar a cobertura da suplementação, contribuindo para redução da deficiência deste micronutriente que acomete cerca de 20% das crianças da região Nordeste do Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Nos últimos anos, Salvador não alcançou boa cobertura do Programa. Em 2012, apenas 84% das crianças de 6 a 12 meses e 55,5% maiores de 1 ano e menores de 5 anos receberam a megadose. A Vitamina A em crianças minimiza a gravidade de infecções respiratórias agudas e diarreia, mantém a saúde da visão e dos olhos, além de reduzir consideravelmente a mortalidade materno-infantil.

Ausência da vitamina

Um dos primeiros sinais da deficiência de Vitamina A podem ser observados quando as crianças começam a ficar doentes com muita frequência ou quando doenças como a diarreias se tornam mais graves, com risco, inclusive, de morte. Outro indicador é a cegueira noturna, que é percebida quando a criança não enxerga em lugares com pouca luz. Esse quadro pode evoluir para o aparecimento de manchas esbranquiçadas (manchas de Bitot) nos olhos e, logo após, feridas que escamam, podendo causar a cegueira irreversível.

As crianças de até 5 anos devem receber uma dose de Vitamina A a cada seis meses, até o limite de três doses. A aplicação do micronutriente fica disponível nas salas de vacina das Unidades de Saúde da rede municipal. A suplementação tem caráter preventivo e não substitui uma alimentação equilibrada.

Multivacinação

Até o próximo dia 30, acontece em todos os postos de saúde do município a Mobilização Nacional da Multivacinação. O Dia D acontece neste sábado (24), com abertura oficial na Unidade de Saúde da Família Joanes Leste, no Lobato. Em Salvador, aproximadamente 313.364 crianças fazem parte do público alvo desta intensificação.

As crianças menores de 5 anos que residem em Salvador deverão comparecer as Unidades de Saúde para, a partir da verificação da situação vacinal, proceder a atualização da caderneta de vacinação, por isso é imprescindível a apresentação do documento para que os profissionais de saúde avaliem as doses pendentes. Em 2012, quase 55 mil crianças compareceram aos postos, sendo que, cerca de 32 mil necessitaram iniciar ou atualizar o esquema de vacinação.

Nesta campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança: BCG, hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), rotavírus, poliomielite (esquema seqüencial VIP – injetável/VOP – oral), pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).