Campanha de Segurança Viária de Salvador recebe menção honrosa em premiação internacional

A campanha publicitária veiculada em maio de 2021 pela Prefeitura de Salvador sobre os riscos do excesso de velocidade envolvendo motociclistas recebeu uma menção honrosa na premiação International Safety Media Awards. O reconhecimento foi feito durante a conferência World Safety 2022, que aconteceu no fim de novembro último, na Austrália.

O Prêmio Internacional de Mídia de Segurança Viária destaca ações comunicacionais de alta qualidade de todo o mundo. Para ver o vídeo da campanha soteropolitana, basta acessar o site da Transalvador (transalvador.salvador.ba.gov.br), e ir para a aba “Imprensa”, clicando em “Vídeos”.

A iniciativa de conscientização, que foi lançada durante o Maio Amarelo do ano passado, foi concebida pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e com a agência de publicidade Ideia 3. O foco era alertar para as fatalidades e lesões graves decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas, principalmente, devido ao excesso de velocidade. No vídeo, exibido na TV, nas principais mídias e redes sociais da Prefeitura, um motociclista pilota em alta velocidade, realizando ultrapassagens e manobras arriscadas, antes de colidir com um automóvel num cruzamento.

A honraria internacional proporciona às entidades e profissionais de promoção de segurança viária uma oportunidade de compartilhar suas iniciativas educativas. “Com certeza, esse reconhecimento internacional confirma, mundialmente, o esforço que a cidade de Salvador vem realizando em diversas áreas para promover condutas adequadas no trânsito, especialmente a do engajamento social por meio das campanhas em mídias sociais e de massa”, destaca o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Ações educativas – De acordo com uma pesquisa encomendada pela organização científica norte-americana Vital Strategies, parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que apoia as ações de segurança no trânsito da Prefeitura de Salvador, a maioria dos soteropolitanos (87%) apoia a realização de campanhas de segurança no trânsito pelo governo. O levantamento mostrou também que 90% dos entrevistados acreditam que a campanha teve um efeito papel de conscientização contra o excesso de velocidade e 82% disseram que a campanha os motivou a respeitar os limites de aceleração.

Novamente durante o Maio Amarelo de 2022 a Transalvador promoveu outra campanha de massa voltada aos motociclistas, com vídeo em TVs, outdoors, megapainéis e abordagens educativas nas faixas de pedestres. Aliado às campanhas de mídia de massa, a autarquia municipal de trânsito mantém permanentemente o programa Vivo na Moto, que visa promover ações durante todo o ano focadas nos condutores de motos. Dentro deste projeto, a Transalvador realiza palestras, distribuição de materiais educativos, encontros com grupos de motociclistas e rodas de conversas.

Criado: 13 Dezembro 2022