Campanha de vacinação de cães e gatos começa em setembro

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde inicia em setembro a Campanha de Vacinação Anti-Rábica para Cães e Gatos que vai abranger todos os distritos sanitários da cidade. Responsável por cerca de 50 mil mortes por ano no mundo, a raiva é doença letal que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem. A campanha do CCZ será dividida em diferentes etapas. Enquanto em algumas áreas a vacinação será feita dos postos montados pelo serviço, em outras os agentes vão visitar cada residência para imunizar os animais.

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro a vacinação será realizada em postos do CCZ instalados nos distritos sanitários do Subúrbio Ferroviário, São Caetano/Valéria, Liberdade e Cabula/Beiru. Já nos dias 19, 20 e 21 será a vez dos moradores dos distritos de Brotas, Itapuã, Pau da Lima e Barra/Rio Vermelho levaram seus cães e gatos para serem imunizados nas unidades da CCZ.

Nos dias 24,25 e 26 de setembro o trabalho será realizado em Cajazeiras, mas desta vez os agentes de saúde vão visitar casa a casa, como explica a veterinária e sub-gerente de Apoio Terapêutico da CCZ, Paula Caroso. O mesmo vai acontecer nos dias 30 de setembro e 1º de outubro no Centro Histórico e em 2,3 e 4 de outubro, no bairro da Boca do Rio.

A veterinária enfatiza a importância de levar seus animais aos pontos de vacinação e de atender os agentes responsáveis por fazer o serviço nas residências. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, a raiva ainda mata cerca de 50 mil pessoas por ano em todo mundo. Seu vírus é transmitido pela saliva dos animais e, por isso temos que cuidar bem dos bichos que temos em casa”, afirmou a sub-gerente.

Paula adverte que, quem for atacado por animal, deve, imediatamente, procurar uma unidade de saúde buscar orientação sobre a necessidade de tomar a vacina. No caso de suspeita de um caso de raiva, a população pode entrar em contato com CCZ, através dos telefones 3611-7309 e 3611-7331.