Logo Prefeitura de Salvador

Campanha mobiliza população contra abandono de animais

Para tentar conter o crime de abandono de animais, agravado pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura realiza campanha de conscientização contra a prática e a favor da adoção responsável. Operacionalizada pela Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa consiste na comunicação de mensagens educativas exibidas em outdoors e cartazes posicionados em diversos pontos da cidade. 

A diretora da Dipa, Tainara Ferreira, avaliou que o aumento expressivo de abandono de animais, estimado em 800% desde que a pandemia teve início, se deve em grande medida à desinformação. “Sobretudo no começo da pandemia, muitas pessoas repetiam a fake news de que os animais transmitiam o vírus para os humanos. Hoje, a quantidade de animais abandonados nas ruas é visivelmente maior”, relatou. 

A diretora relata que a Dipa realiza averiguação das denúncias de maus tratos e abandono de animais que são recebidas pelo Fala Salvador, no telefone 156. “No entanto, lembramos que a Dipa não tem poder de polícia. O que nós podemos fazer é encaminhar as denúncias, mediante a coleta de provas do crime contra o animal, para as autoridades responsáveis”, esclareceu Tainara. 

A lei de crimes ambientais determina que a prática de abuso, maus tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos será punida com pena de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. “Adotar um animal é um ato de amor, mas requer responsabilidades, como um filho, por uma vida inteira. Não desaconselhamos a adoção, ao contrário, mas frisamos que, se for para abandonar, é melhor não adotar”, finalizou a diretora. 

Castração – Outra estratégia importante para a saúde e controle populacional de animais realizada pela Prefeitura, através da Dipa, é a castração. Hoje, a ação é realizada nas duas unidades do Castramóvel, situadas em Piatã e na Escola Municipal Novo Horizonte, em Sussuarana, bem como nas clínicas que têm convênio com o órgão. Nestes primeiros quatro meses de 2021, já foram castrados 5.057 animais, entre cães e gatos.

Skip to content