Canais do Camurujipe e Jaguaripe passam por limpeza

O canal do Camurujipe, um dos maiores de Salvador com oito quilômetros de extensão, passa por limpeza promovida pela Prefeitura do Salvador por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Devido à extensão, o serviço está sendo feito por etapas: após concluídos os trechos do Retiro/Barros Reis e Avenida ACM (em frente ao Detran), as equipes estão nas imediações do Shopping Iguatemi.

De acordo com o gerente de Operações da Diretoria de Manutenção e Conservação da Sucop, Valdir Guerreiro, a ação envolve cerca de 100 funcionários e faz parte da programação anual de limpeza dos canais da cidade, dentro da Operação Chuva. A intenção é evitar os alagamentos no período chuvoso, já que as águas pluviais vão para a rede de drenagem e, em seguida, para esses canais.

Além do Camurujipe, também estão sendo realizadas ações nos canais do Jaguaribe, Paraguari (Periperi), Passavaca (Patamares), Calabar e Vasco da Gama, além da Praça de Stella Maris. Os próximos locais a serem beneficiados são os canais da Colina da Fonte/Rua do Bispo (Itapuã), Beira Rio/Km 17 (Itapuã), Rua da Resistência (Bairro da Paz), Boca do Rio (imediações da Embasa) e Trobogy. Já foi concluída a limpeza nos canais do Vale dos Barris, Vista Alegre e Sete de Abril.

Guerreiro alerta para uma situação que ainda é comum e que prejudica bastante o trabalho: o descarte de lixo e materiais inservíveis diretamente nos canais pela população. “Há um mês, por exemplo, um comerciante ligou para avisar que estavam jogando sofá e geladeira no canal do Camurujipe. Além de prejudicar o cronograma de limpeza, a ação provoca o entupimento da rede pluvial e, consequentemente, alagamentos na cidade”, enfatiza.