Capacita Salvador certifica alunos em Jardim das Margaridas

Uma nova oportunidade para conseguir ingressar no mercado de trabalho através do conhecimento e treinamento para uma profissão. Este foi o sentimento dos 49 alunos ao receberem o certificado do programa Capacita Salvador na quarta-feira (25), na comunidade do Jardim das Margaridas.

Os formandos fizeram parte dos cursos de manipulador de alimentos, leitura e escrita e hospitalidade. As aulas ocorreram na Associação de Moradores do Residencial das Margaridas (Amorema). Sueli Souza Vilanova, moradora de Tancredo Neves, foi aluna dos três cursos ofertados na comunidade. Ela, que está em busca de reinserção no mercado de trabalho, afirmou que as atividades serão muito positivas nesse processo.

“Quando soube que estava tendo o curso, corri logo para participar. Com a retomada do turismo, depois dessa pausa por conta da pandemia, acredito que vou conseguir muito em breve uma nova oportunidade de trabalho. Eu ainda não tenho experiência na área, mas vou buscar aqui mesmo outros cursos para continuar me capacitando”, contou. Sueli já está inscrita em uma turma de camareira que terá início nos próximos dias.

Transformação de vida – Presente na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que os cursos possibilitam transformação de vida não apenas para quem participa, mas para todo o núcleo familiar dos indivíduos. Além da perspectiva de emprego, o programa também possibilita que os cidadãos exerçam outra vertente importante na geração de renda: o empreendedorismo.

“Salvador precisa ser um lugar melhor para se morar e precisa ter mais oportunidades, principalmente de emprego e renda para as pessoas. Isso só é atingido quando há educação profissional. Por isso estamos investindo no desenvolvimento de novas matrizes econômicas e sociais”, destacou.

Para ajudar os formandos a reingressarem no mercado de trabalho, o programa também disponibiliza em seu site os nomes e competências dos formandos. Este banco de dados serve de ponte entre empresas que estão com postos de trabalho para serem preenchidos e os profissionais interessados. Os certificados também têm seus perfis encaminhados para o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e para hotéis, bares e restaurantes parceiros.

Qualidade no atendimento – De acordo com o titular da Secult, Fábio Mota, o Capacita Salvador impacta positivamente toda a cidade. “A principal função do programa é conseguir melhorar a condição do destino turístico da cidade. À medida que você qualifica as pessoas também melhora o destino, as pessoas passam a ser atendidas com melhor qualidade, e conseguimos ofertar padrões de segurança na forma de abordar o turista ou no quesito alimentar, por exemplo. É um investimento muito importante que valoriza ainda mais Salvador e gera inclusão social”, frisou.

Os próximos cursos previstos são os de Cozinheiro, Hospitalidade, Manipulação de Alimentos e Garçom, em Cosme de Farias; Recepcionista, na Liberdade; Mensageiro, Camareiro e Cozinheiro, em Cajazeiras; Garçom e Camareira, em Jardim das Margaridas; Manipulador de Alimentos e Recepcionista, no Bairro da Paz; e, por fim, Manipulador de Alimentos e Hospitalidade, em Plataforma. As inscrições podem ser feitas na Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas através do telefone (71) 3202-6550 / 6233. Na Prefeitura-Bairro Subúrbio / Ilhas, o contato é o (71)3202-6700, e de Cajazeiras, no número (71) 3202-6292. Em Itapuã, basta ligar no telefone (71) 3202-6600, e na Liberdade / São Caetano basta ligar para o (71) 3202-6950.

O programa Capacita Salvador é realizado com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como proposta a oferta de qualificação profissional em várias áreas do setor de turismo. Alguns dos cursos disponibilizados por meio do programa são de recepcionista, caixa, camareira, cozinheiro, além de habilidades complementares como leitura e escrita, cálculos matemáticos e primeiros socorros. Já foram formados desde o lançamento do programa, em dezembro de 2020, 800 cidadãos em 38 turmas de diversos cursos.