Logo Prefeitura de Salvador

Capacita Salvador inicia novas turmas para qualificação na área de turismo

Em comemoração ao mês do trabalhador, celebrado em maio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) inicia mais uma edição do Programa Capacita Salvador. A iniciativa é uma ação da Prodetur, que visa oferecer aos cidadãos a oportunidade de se capacitarem, oferecendo serviços de qualidade a baianos e turistas. A primeira turma iniciou nesta segunda-feira (10) o curso de camareira, com aulas na sede da ONG A Mulherada, no Centro Histórico.

Nesta primeira rodada serão abertas 50 turmas no total, com aproximadamente 1.250 vagas, para ocupações de camareira, mensageiro, commis, cozinheiro e garçom, nas competências hospitalidade e manipulação de alimentos, além das habilidades de leitura, escrita, cálculos matemáticos, regras de etiqueta, primeiros socorros, cuidados de pessoas e postura profissional, e trabalho em equipe. As capacitações ocorrerão em parceria com as Prefeituras-Bairro do Centro/Brotas, Cajazeiras, Liberdade, Itapuã e Subúrbio/Ilhas, onde os interessados também poderão obter mais informações.

Para o secretário da Secult, Fábio Mota, essa possibilidade do programa de fazer com que as pessoas atendam melhor os turistas e soteropolitanos com essa qualificação, ajuda a melhorar o índice de satisfação com relação ao atendimento da nossa capital. “É muito importante porque qualifica o destino turístico Salvador”.

O especialista em Certificação e Capacitação da Prodetur, Wagner Fernandes, afirma que, com o Capacita Salvador, é possível gerar mais oportunidades no turismo, com renda para a cidade, que se converte em benefícios para a educação e qualidade de vida e, assim, promovendo mais trabalho. “Isso só acontece quando os serviços são melhores e diferenciados, atraem mais turistas, mais oportunidades e só conseguimos isso com gente qualificada, melhorando os serviços”.

Inscrição — Para se inscrever, é necessário ter o primeiro grau de escolaridade completo. Para o curso de Manipulador de Alimentos, é necessário trabalhar com serviços de alimentos ou bebidas, e no caso do curso de Hospitalidade, atuar em locais turísticos do município.

Para as demais capacitações, não precisa ter conhecimento prévio da ocupação. As inscrições podem ser feitas na Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas através do telefone (71) 3202-6550 / 6233. Na Prefeitura-Bairro Subúrbio / Ilhas, o contato é o (71)3202-6700, e de Cajazeiras, no número (71) 3202-6292. Em Itapuã, basta ligar no telefone (71) 3202-6600, e na Liberdade / São Caetano basta ligar para o (71)3202-6950.

Ainda neste mês de maio, estão previstas as turmas de Hospitalidade para Operacionais, Manipulador de Alimentos, Commis (ajudante de garçom) e Leitura Escrita. Até agosto, outras dez turmas serão abertas para a região da Prefeitura-Bairro Centro e outras 40 para as demais subprefeituras, que ofertarão as capacitações. Todos os participantes com bom aproveitamento farão parte de um banco de dados que será disponibilizado para os hotéis, bares e restaurantes. 

Objetivo – O programa Capacita Salvador foi lançado em dezembro de 2020, com aula inaugural que reuniu representantes e profissionais do trade turístico para a apresentação das atividades que acontecerão no curso, que visa promover melhoria e qualificação dos serviços prestados pelo setor na capital baiana. A iniciativa deve beneficiar mais de sete mil trabalhadores formais e informais do turismo soteropolitano.

Skip to content