Logo Prefeitura de Salvador

Capacita Salvador inicia turmas na Fundação Cidade Mãe em Brotas

O programa Capacita Salvador iniciou esta semana mais um curso para capacitar e qualificar soteropolitanos para o mercado de trabalho. As aulas acontecem na sede da Fundação Cidade Mãe (FCM), no Engenho Velho de Brotas, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Prodetur Salvador, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Ao todo, cinco cursos foram ofertados, sendo eles de cozinheiro polivalente, manipulador de alimentos, hospitalidade, trabalho em grupo e relacionamento interpessoal, com 35 vagas para cada especialidade. Na manhã desta quarta-feira (16), um grupo de aproximadamente 20 mulheres da comunidade o assistiam a mais uma aula de manipulação de alimentos, da professora Thais Carvalho. 

O objetivo do curso, de acordo com Thais, é dar um embasamento teórico sobre o tema, com regras para um alimento seguro. “Na produção prezamos pela qualidade, sabor, higiene e aparência, ou seja, todas as regras que devemos seguir para que o alimento, além de gostoso, seja seguro para todos”. 

A professora afirma que essa é a quarta turma e é perceptível o aumento na procura. “Muitos escutam um colega falar que gostou, aí se matriculam, contam para um vizinho e assim o curso vai evoluindo, com cada vez mais pessoas procurando se matricular”, afirmou. 

A gerente de Atendimento à Família da FCM, Leidiane Silva, atribui o aumento da procura às necessidades crescentes das famílias. “O programa veio para reforçar as nossas ações”. Segundo a gerente, os cursos chegaram a esgotar vagas, ofertadas para 140 pessoas. “Hoje, existe uma lista de espera em caso de desistência, voltada para pessoas do entorno e também de bairros mais distantes, incluindo o Subúrbio Ferroviário”, informou. 

A dona de casa Laiane Santos estava acompanhada de Hadassa, de apenas 2 anos. Para não perder a aula, a moradora do Bariri levou a filha, que acompanhou tudo quietinha. “Para mim é importante me qualificar e ter mais oportunidade no mercado de trabalho. Fiquei sabendo através de pessoas do bairro e trouxe minha filha pra não deixar de vir. É muito enriquecedor poder aprender uma profissão ”, disse. 

Moradora do bairro, a vendedora Ana Maria dos Santos ficou sabendo do curso através de uma vizinha. “Como eu estou desempregada, me interessei e espero logo ter oportunidade de trabalho”, acredita. 

Carga horária– Cada curso possui carga horária e período de realização próprios. As aulas para cozinheiro polivalente seguem até 20 de abril, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h, com uma carga horária de 60 horas. Já o curso de manipulador de alimentos terá uma carga horária de 22 horas e será realizado até o dia 30 de março, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h. 

Iniciado na terça-feira (15), o curso de hospitalidade e atendimento ao cliente segue até 7 de abril, sempre às terças e quintas, das 8h às 11h, com uma carga horária total de 24 horas. Já o curso de trabalho em equipe e relacionamento interpessoal terá uma carga horária de 30 horas, com aulas ministradas sempre às terças e quintas, até o dia 14 de abril, das 14h às 17h. 

Balanço– No ano de 2021, o programa Capacita Salvador executou, em sete meses, mais de 80 cursos e 1.665 alunos. Desse total, 79% foram mulheres.

Skip to content