Capacita Salvador já impactou mais de 1,4 mil pessoas em um ano

Salvador tem buscado melhorar a qualidade dos serviços ofertados através do turismo para impulsionar ainda mais o crescimento econômico da capital. Um dos incentivos neste quesito é o fomento de qualificação profissional aos soteropolitanos por meio do Qualifica Salvador. Com o programa, a Prefeitura contribui para que os cidadãos possam se reinserir no mercado de trabalho ou ter êxito na busca pela primeira oportunidade laboral com foco no turismo.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e completa um ano de atuação neste mês de dezembro. Através do Capacita Salvador, já foram impactadas 1.470 pessoas distribuídas em 81 turmas formadas ao longo do ano. Há ainda nove turmas em andamento e que devem ser finalizadas na segunda quinzena deste mês.

Para o secretário da Secult, Fábio Mota, a capacitação possibilita a competitividade do destino Salvador. “Esse programa veio para auxiliar quem trabalha no segmento do turismo, qualificando os trabalhadores para que possam atender melhor os turistas e soteropolitanos, ajudando a melhorar o índice de satisfação com relação ao atendimento da nossa capital e fortalecendo ainda mais o destino turístico Salvador”, destacou.

Por meio do Capacita Salvador são ofertados diversos cursos, a exemplo de recepcionista, caixa, camareira, cozinheiro, manipulador de alimentos, garçom e mensageiro. Além destas ocupações, os cidadãos são estimulados a desenvolverem habilidades complementares como leitura e escrita, cálculos matemáticos e primeiros socorros. A expectativa da Secult é que, no próximo ano, sejam ofertadas inicialmente 28 turmas, beneficiando aproximadamente 560 pessoas.

Encaminhamento após capacitação – Para ajudar os formandos a ocuparem um posto no mercado de trabalho, o programa também disponibiliza em seu site os nomes e competências dos soteropolitanos certificados. Este banco de dados serve de ponte entre empresas que estão com postos de trabalho para serem preenchidos e os profissionais interessados. Os certificados também têm seus perfis encaminhados para o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e para hotéis, bares e restaurantes parceiros.