Capacita Salvador oferece cursos de capacitação rápidos e gratuitos à população

Os soteropolitanos que buscam qualificação profissional têm a oportunidade de realizar cursos rápidos e gratuitos voltados à atuação no setor turístico da capital. As formações fazem parte do programa Capacita Salvador, que retoma as atividades nesta segunda-feira (27), com vagas disponíveis para cursos de garçom, cozinheiro e manipulador de alimentos.

As aulas acontecem nos bairros de Arraial do Retiro, Uruguai e Fazenda Grande III, beneficiando, nesta etapa, cerca de 760 profissionais. Outras 2 mil pessoas já foram formadas durante o primeiro ciclo do programa.

De acordo com Pedro Tourinho, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o setor turístico tem um enorme desafio na qualificação dos profissionais a fim de que os serviços ofertados sejam de qualidade e expressem o “receber bem e servir com excelência”. “É nesse sentido que o programa Capacita Salvador se insere. Ele foi desenvolvido para contribuir com o aumento da competitividade do destino Salvador por meio de um mecanismo de capacitação e qualificação”, relata o gestor.

Os participantes são avaliados durante o processo de capacitação. Aqueles que demonstrem ter absorvido de forma satisfatória o conteúdo da ocupação, competência ou habilidade e, portanto, estão aptos para praticá-las, são certificados.

Para Dona Haya Silva Santos, moradora do bairro de Arraial do Retiro, a capacitação é uma forma de aprender novas técnicas e aperfeiçoar a execução do trabalho. “Essa é uma oportunidade de aprendermos algo novo, mesmo dentro daquela profissão que a gente já exerce, e poder demonstrar isso no nosso dia a dia de trabalho. Isso é muito importante para oferecer um serviço de qualidade”, conta.

Conheça o programa –
 O Capacita Salvador é mais uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da capital baiana, realizada através do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo) para aperfeiçoar profissionais e fomentar a excelência dos serviços prestados ao turista, além de promover a transformação social dos capacitados.

A relação desses profissionais capacitados pelo programa encontra-se disponível aos empregadores no site www.prodetur.salvador.ba.gov.br. Caso haja interesse em conhecê-los para uma oportunidade de trabalho, é necessário enviar um e-mail para capacita.salvador@salvador.ba.gov.br, onde o empregador poderá obter mais informações sobre o candidato.