Capacitação da Codesal atrai voluntários de cidades da RMS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu, na manhã desta sexta-feira (10), uma capacitação com voluntários na sede do órgão, na Avenida Bonocô. A iniciativa, que visa capacitar cidadãos que possam atuar em situações de risco, a exemplo dos provocados pelas chuvas, tem atraído também pessoas de outras cidades.

Natural de Simões Filho, o técnico de segurança do trabalho João Lucas, de 31 anos, ficou sabendo da capacitação através do site da Codesal. “Vi o programa, achei interessante e importante dedicar o tempo às pessoas e ganhar conhecimento. O que mais me chamou atenção é dedicar o tempo de ajudar nas ações da Defesa Civil evitando desastres e situações que podem pôr em risco a integridade física da população”.

Durante a capacitação, os voluntários têm a oportunidade de conhecer a estrutura da Codesal, bem como os serviços oferecidos pela Prefeitura. Além disso, eles aprendem a como reagir em situações de emergência até que a unidade de saúde chegue ao local.

Na ocasião, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, também abordou temas ligados às ações de prevenção, a exemplo de primeiros socorros, mudanças climáticas e percepção de risco. Ela destacou a importância da capacitação de voluntários para atuar em situações de emergência na cidade, e relatou que cada vez mais pessoas têm se cadastrado no site da Defesa Civil para se voluntariar de forma espontânea.

“É fundamental que esses voluntários sejam capacitados, já que eles demonstram interesse genuíno pelos problemas da cidade e querem contribuir para solucioná-los. Qualquer cidadão pode participar e, hoje, temos até pessoas de outras cidades da região metropolitana. Elas sabem que, caso necessário, serão acionados para prevenção de situações mais graves. É um ato de ajudar o próximo”, declarou. No próximo dia 30, uma ação de doação de sangue será realizada pela Codesal, com a participação desses voluntários, que serão convocados.

Funcionamento – A Codesal tem como objetivo principal proteger a população soteropolitana de situações de risco e promover ações preventivas e de socorro em casos de desastres naturais ou provocados pelo homem. A capacitação de voluntários é uma forma de ampliar essa proteção e contar com a colaboração da população para tornar a cidade mais segura.

A capacitação é realizada uma vez por mês, no auditório localizado na sede da Defesa Civil. Os interessados podem se inscrever através do formulário no site www.codesal.salvador.ba.gov.br.