Logo Prefeitura de Salvador

Capinan é o homenageado do Palco Aberto Boca de Brasa nesta sexta (19)

A edição do Palco Aberto Boca de Brasa desta sexta-feira (19) vai homenagear um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira: o baiano José Carlos Capinan. . O evento on-line acontece às 19h e será transmitido no canal do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no YouTube. A apresentação será do jornalista Leonardo Lichote, especialista na área musical. 

Poeta, músico e intelectual com trajetória extensa nas diversas linguagens artísticas e culturais, Capinan completa 80 anos hoje. Para este momento, que celebra a vida e obra dessa figura icônica, estão confirmadas as presenças dos artistas Jards Macalé, Roberto Mendes e Gereba. O evento é realizado pelo Muncab, a Amafro e o Espaço Cultural Boca de Brasa, que conta com co-realização da Nubas e da Estandarte Produções e apoio do Caderno de Música. 

Capinan destacou que o interessante deste formato de evento é a fluidez dos diálogos que vão se adaptando. “Vamos conversar sobre a nossa caminhada, nossa trajetória nessa área da Música Popular Brasileira. Esse formato de live vai seguir uma linha espontânea. Embora tenha um roteiro com algumas canções, o que vai ser dito depende da relação que a gente vai desenvolvendo ao longo do evento. Vamos contar histórias de vida e parcerias”, pontuou. 

Caderno de Músicas – Será realizado ainda o lançamento da edição do Caderno de Músicas com participação do artista. O projeto é uma revista mensal focada em MPB e uma minissérie com cinco capítulos, onde Capinam narra o surgimento de suas principais canções: “Viramundo”, “Miserere nóbis”, “Soy loco por ti América”, “Papel Machê”, “Tempos quase modernos” e “Yaya Massembá”. A direção é de Jamile Coelho e produção da Estandarte Produções.  

O conteúdo é formado por uma longa entrevista inédita (ou raríssima) com o músico e um ensaio sobre sua obra. O assinante recebe duas edições mensais, impressas em papel pólen, tamanho 17cm x 17cm, capa dura e formato quadrado (como a capa de um vinil). A Cadernos de Música é vendida exclusivamente por assinatura e custa R$49 mensais,  através do site da plataforma Revistas de Cultura (revistasdecultura.com). 

Sobre Capinan – Com passagem na comunicação, na gestão pública, na música, no cinema e nas artes, José Carlos Capinan é um daqueles nomes referência em diversos temas. Atualmente, dirige o Muncab e tem se concentrado em abrir as portas e a interatividade do Museu diante da pandemia e das dificuldades no setor cultural a nível federal. 

Formado em Teatro, Medicina, Pedagogia e Direito tem na trajetória roteiros, letras e textos para a Sinfonia da Cidade de Salvador, produções de shows de Gal Costa, Macalé, Luiz Gonzaga, além de parcerias e composições com Tom Zé, João Bosco, Caetano Veloso, Edu Lobo, Fagner, Francis Hime, Geraldo Azevedo, Gereba, Gilberto Gil, João Bosco, Macalé, Moraes Moreira, Paulinho da Viola e Robertinho do Recife, dentre outros.

Skip to content