Capoeira é destaque na programação cultural esta semana

Além da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (16), diversas atrações culturais vão acontecer na cidade, com apoio da Prefeitura do Salvador. A partir das 19h desta quarta-feira (15) até o sábado (18), a capital baiana é palco do IV Festival Internacional de Capoeiragem, que acontecerá no Forte da Capoeira, no Santo Antônio. Promovido pelo grupo CTE Capoeiragem, com apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur) em pleno verão da Bahia, capoeiristas de todos os continentes estarão presentes no evento.

Na ocasião, educadores, estudantes, pesquisadores e adeptos da arte/luta vivenciarão e trocarão experiências por meio de palestras, cursos, turismo e muita festa. A programação conta com oficinas, palestras, mesa redonda e mostra de filmes sobre a capoeira, além do Espaço Criança, montada especialmente para pequeninos de seis a 12 anos. As inscrições acontecerão no local do evento até 30 minutos antes de iniciar as atividades do dia. As oficinas do Espaço Criança serão gratuitas e todos aqueles interessados em ver o evento terão acesso livre no local. A programação completa pode ser vista no na página do festival no Facebook, no endereço www.facebook.com/festivalinternacionaldecapoeiragem.

Já o samba novamente dá o ar da graça no próximo domingo (19), no Parque da Cidade, no Itaigara, com a beleza e o talento da cantora Ju Moraes. A artista vai apresentar as canções do primeiro CD e DVD, Cada Canto É um Samba, que tem o hit Na Palma da Mão como carro-chefe. A apresentação gratuita acontece às 11h, no Anfiteatro Dorival Caymmi, na primeira edição de 2014 do projeto Música no Parque, organizado pela Caderno 2 Produções com apoio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), que administra o parque.

Também no domingo, desta vez na praia de Armação, acontece mais uma edição do projeto Verão Coca-Cola a partir das 8h, com diversas atividades esportivas e culturais para a população. A atração principal será a apresentação da banda baiana de rock Massa Sonora, a partir das 15h, com entrada gratuita.

No fim de semana, mais oito estações de compartilhamento de bicicletas estarão disponíveis para o público, dentro do Movimento Salvador Vai de Bike. As novas estações se integram às 32 existentes e estão localizadas na Rua dos Colibris (Imbuí); Jaguaribe e Placafor (orla); Universidade Baiana (Brotas); Praça do Fórum Ruy Barbosa (Nazaré); Boa Viagem, Bonfim e Largo de Roma (Cidade Baixa). As ciclofaixas do Parque da Cidade/Orla, Comércio e Centro funcionarão normalmente domingo (16), das 7h às 16h.