Caravana da Mulher leva serviços gratuitos para moradoras de Valéria

Uma parceria entre as secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (18), mais uma edição do projeto Caravana da Mulher. Desta vez, cerca de mil moradoras do bairro de Valéria foram beneficiadas com uma série de serviços gratuitos, oferecidos no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da localidade.

A cozinheira Jussara Souza, 44 anos, destacou a importância da promoção de iniciativas de valorização feminina. “A ação é espetacular. Gostei muito de todos os serviços ofertados. Com certeza, iniciativas como essa valorizam nossa comunidade e elevam nossa autoestima. A gente se sente uma mulher mais realizada. Estou muito feliz com o tratamento”.

A diarista Rosimeire Silva, de 42 anos, avaliou a ida da Caravana da Mulher à localidade de forma positiva. “Achei a ação muito legal. Essa oferta de serviço mostra o bairro sob uma perspectiva diferente da violência. O equipamento do CEU já é de grande valia para comunidade, e hoje estamos tendo a oportunidade de realizar outras demandas, que muitas vezes são reprimidas, pela distância do bairro e condições das pessoas. Para mim está sendo maravilhoso”.

A ação foi realizada com apoio do laboratório Labchecap e da Faculdade Maurício de Nassau. Durante o evento, as cidadãs puderam fazer teste rápido para HIV/sífilis/hepatites, além do Cartão SUS e de marcação de mamografia, além de ter acesso a informações e inscrições para os programas Primeiro Passo, Casa Verde e Amarela e CredSalvador, que concede microcrédito facilitado a microempreendedores da capital baiana.

Também foram promovidas oficinas de preparação de currículo e para entrevista de emprego, saúde bucal, horta em casa e defesa pessoal. Estiveram presentes, ainda, serviços do Família Acolhedora, Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Centro de Referência e Atenção à Mulher, Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, espaço de beleza e recreação para crianças, dentre outros.

De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, a Caravana da Mulher tem como finalidade fortalecer as políticas públicas para as mulheres soteropolitanas. No caso de Valéria, a ação torna-se ainda mais especial, diante dos recentes episódios de violência ocorridos no bairro.

“Parafraseando Irmã Dulce, eu sempre falo que nós somos a última porta. Se nós não tomarmos atitudes, o mal prevalece. Hoje, essa caravana mostra que a Prefeitura tem uma responsabilidade social e vem lutando, na contramão de tudo isso que está acontecendo. Estou feliz com a adesão da comunidade à iniciativa”, completou o coordenador do CEU, Délio Lima.