Caravana distribui mudas da Mata Atlântica no Parque Pedra de Xangô

A Caravana da Mata Atlântica, realizada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), chegou ao Parque Pedra de Xangô, nesta quarta-feira (1º), levando ações que visam sensibilizar os cidadãos soteropolitanos sobre a importância da preservação ambiental na cidade e no planeta. Houve distribuição de mudas de plantas remanescentes da Mata Atlântica e orientações, por parte dos profissionais da Secis, sobre o plantio e conservação de diversas espécies.

A dona de casa Rosemeire Menezes Rocha participou da ação e garantiu uma muda para cultivar em vaso. Ela afirmou que zelar pela natureza é cuidar do próprio corpo e que é preciso estar atenta, para entender essas necessidades. “Ajudar a preservar a natureza é uma maravilha. Como eu moro em apartamento, não posso ter muitas plantas, mas tenho o hábito de proteger. Vou conversando com as pessoas e explicando que a natureza sadia garante nossa saúde também”, contou.

O evento integra a programação especial da Secis de ações voltadas a celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (5). Até lá, a Caravana da Mata Atlântica vai passar por uma comunidade a cada dia, sempre das 8h às 12h. Em cada ação está prevista a doação de 100 mudas. Dentre as espécies estão pau-brasil, pitanga, ipês rosa e amarelo e sibipiruna.

A coordenadora de Unidade de Conservação da pasta, Elaine Souza, destacou que a caravana promove o cuidado com o patrimônio natural de Salvador. “A receptividade da população é muito grande. O pessoal realmente abraça a iniciativa. É importante que os cidadãos participem de fato das ações de plantio e preservação, para manter nossa arborização urbana”, contou.

Demais locais – Amanhã (2), a Caravana da Mata Atlântica estará na Praça da Revolução, em Periperi. Na sexta-feira (3), o evento irá à Praça do Bonfim, na Cidade Baixa. No sábado (4), será a vez do Parque da Cidade e no domingo (5), último dia da ação, a caravana estará no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio.