Logo Prefeitura de Salvador

Carnaval de Salvador 2023 terá operação especial de transporte

Para garantir o atendimento de transporte durante o período de Carnaval na cidade, a Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial para quem vai curtir a folia. Entre a quinta-feira (16) e a terça-feira (21), os usuários poderão contar com o atendimento de linhas especiais, criadas exclusivamente para a folia, além dos serviços de táxi, mototáxi e ascensores, que terão atendimento modificado para atender quem vai curtir a festa. 

Ao todo, cerca de 800 prepostos irão trabalhar na operação, atuando no monitoramento, fiscalização e controle do transporte público. Cerca de 1,9 mil ônibus darão atendimento à cidade, tanto em linhas convencionais, de BRT e também do transporte complementar (STEC – amarelinhos). Serão mais de 10 mil rodoviários em atividade, atuando em 300 linhas envolvidas na operação, 80 delas com operação especial, circulando 24h durante todos os dias de Carnaval. 

Linha especial – A linha especial Lapa x Calabar também dará atendimento aos foliões. A linha inicia sua operação na manhã de quinta-feira (16), e irá circular, sem cobrança de tarifa, até o dia 22, terça-feira de Carnaval. Esta será a única linha que terá acesso à Avenida Centenário no período. 

A linha especial contará com o atendimento de 72 ônibus, que irão circular durante 24h pelos seis dias de folia. Os ônibus sairão da Estação da Lapa, na plataforma F, localizada no subsolo, onde hoje é o embarque das linhas Lapa x Barra 1 (LB1), Lapa x Barra 2 (LB2) e Lapa x Barra 3 (LB3). O local estará devidamente sinalizado, e prepostos na estação poderão orientar os usuários que tiverem alguma dúvida. 

Corredores exclusivos – Para garantir um atendimento rápido aos usuários de transporte, três corredores exclusivos para ônibus e taxis foram criados para a folia deste ano. As faixas exclusivas ficarão localizadas no Dique, logo após a Arena Fonte Nova até a Estação da Lapa; na Avenida Centenário, no trecho entre a Praça dos reis Católicos até o Victoria Center; e na Avenida Oceânica, entre a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, até a Praça Bahia Sol, em Ondina, defronte ao antigo Colégio Isba. 

Expresso Salvador – O serviço especial Expresso Salvador sairá dos shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela, e deixará os foliões em três pontos próximos ao Circuito Dodô. O serviço vai funcionar entre a quinta-feira de Carnaval (16) até a terça-feira (21), das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. O embarque será realizado em um ponto de ônibus especialmente instalado ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque poderá ser feito de acordo com a linha escolhida pelo usuário. 

Este ano, cinco linhas farão o translado dos foliões. São elas Salvador Shopping x Ondina, Salvador Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Ondina e Shopping Paralela x Barra. Os pontos de desembarque serão instalados em locais estratégicos, próximo aos principais pontos do circuito. Na Barra, o ponto ficará localizado próximo ao Victoria Center; em Ondina, próximo ao antigo Colégio Isba; e na Avenida Anita Garibaldi, próximo do Instituto de Geociências da Ufba. Além disso, o folião não precisa retornar na mesma linha de ida, podendo optar pela melhor forma de ir e voltar da folia. 

Este ano, o valor do bilhete será de R$15 por trecho, ida ou volta dos circuitos, enquanto o cartão exclusivo do Expresso custa R$7. Quem já possui o cartão adquirido em anos anteriores, não precisa comprar novamente, basta recarregar com os créditos desejados. Cada cartão pode ser utilizado até dez vezes ao dia, portanto, grupos inteiros podem utilizar apenas um cartão, sem a necessidade que cada um tenha o seu. 

Buscando oferecer ainda mais comodidade ao usuário, este ano quem preferir também terá a opção de adquirir o bilhete de forma virtual, através do aplicativo KIM. Basta baixar o app no celular, e, após a compra, será gerado um QR Code. No dia do embarque, o folião deverá utilizar para ter acesso ao Expresso. 

Ao adquirir o bilhete para o Expresso, o estacionamento no shopping de embarque já está incluso.  Ao todo, são mais de 10 mil vagas disponíveis para os foliões que desejarem deixar seu veículo estacionado no centro de compras. Para a folia deste ano, foram disponibilizados 70 ônibus, todos equipados com ar condicionado, para dar maior conforto ao usuário. Toda a frota do Expresso é 100% adaptada para cadeirantes, e o motorista é treinado para utilizar o elevador de acesso ao ônibus. 

Ascensores – Os ascensores também terão operação especial durante a folia. A partir de quinta-feira (16) o Elevador Lacerda funcionará 24h, com tarifa gratuita, até a terça-feira de Carnaval (21). O equipamento iniciará a operação às 7h do dia 16, permanecendo aberto até as 22h do dia 21. 

O Plano Inclinado Liberdade/Calçada também terá seu funcionamento ampliado no período do Carnaval. Entre quinta-feira (16) e terça-feira (21), o equipamento irá funcionar das 7h às 22h. A tarifa também será gratuita. 

Os demais ascensores (Planos Inclinados Gonçalves e Pilar e o Elevador do Taboão) funcionarão normalmente até a sexta-feira (17), reabrindo somente na quarta-feira de Cinzas (22). 

Táxis e mototáxis – Dezessete pontos de táxis e mototáxis foram implantados especialmente para a festa em pontos estratégicos para facilitar a chegada e saída dos foliões aos circuitos. Um deles será exclusivo para táxis especiais e oito para mototáxis. 

Os taxis ficarão localizados nos seguintes pontos: Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gatois); Avenida Joana Angélica, próximo ao Colégio Central; Rua Politeama de Cima, defronte ao Instituto Feminino da Bahia; parte interna da Estação da Lapa; Terminal da Barroquinha, ao lado do posto policial; Rua do Tijolo, ao lado do Viaduto da Sé; Avenida Oceânica, em Ondina, próximo à Rua Senta Pua; Rua Edgar da Mata, em Ondina, perpendicular à Avenida Milton Santos; Avenida Centenário, na Barra, último retorno/próximo à Rua Airosa Galvão; Praça Cayru, em frente ao Elevador Lacerda; Rua Gabriel Soares, perpendicular à Ladeira dos Aflitos; Ladeira do Taboão, próximo à Praça do Pelourinho; Rua Barão de Sergy (Porto da Barra); Avenida Anita Garibaldi, próximo à Rua Agnelo de Brito; Avenida da França, próximo ao galpão 7 da Codeba; Dique do Tororó, próximo à entrada Sul da Arena Fonte Nova. Já o ponto de taxis especiais de cooperativas será implantado em Ondina, no acesso à Rua Macapá. 

Os mototaxistas terão oito pontos instalados especialmente para o Carnaval, que ficarão localizados no bolsão de estacionamento próximo ao cruzamento das ruas Politeama de Baixo com Direita da Piedade, no lado oposto ao ponto de táxi; na Av. Oceânica (ISBA), Praça Bahia Sol; Avenida Garibaldi, bolsão do retorno próximo ao monumento Clériston Andrade; no acesso ao Campo Grande para o Vale do Canela; Avenida Centenário, entre as ruas Airosa Galvão e Artur Neiva; Praça Cayru, próximo ao Elevador Lacerda; Terminal da Barroquinha; e Avenida Joana Angélica, imediações do Colégio Central.

Aplicativos – Os veículos por aplicativo também terão pontos estratégicos destinados ao embarque e desembarque de passageiros. Serão disponibilizados nove pontos especialmente para o segmento, na Rua Djalma Ramos, transversal da Avenida Centenário; Avenida Anita Garibaldi, próximo ao Banco Central; Rua da Paciência, no Rio Vermelho; Rua do Salete, próximo à Faculdade Cairu; Rua da Graça, a partir da Rua da Flórida; Ladeira da Praça, a partir da Rua do Tesouro; Avenida Faculdade de Administração da UFBA, no Vale do Canela, sentido Garibaldi; Avenida Princesa Leopoldina, imediações da Perini; e Rua Juiz Rosalvo Torres, imediações da Praça Oscar Hilário.

Skip to content