Carnaval de Salvador exalta blocos afro e traz mudança na geografia

O prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, apresentou detalhes do Carnaval de 2014 em coletiva de imprensa realizada hoje (27), no Hotel Sheraton Bahia, no Campo Grande. Com o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador”, o Carnaval vai homenagear os 40 anos dos desfiles de blocos afro por entender que essa é uma cultura viva nas comunidades da cidade, que independe das influências externas da festa.

Entre os destaques está a mudança na geografia da festa no Circuito Osmar. A partir de 2014, os blocos irão fazer a armação do Largo dos Aflitos até o Passeio Público, dando início ao desfile nas imediações do Hotel Sheraton da Bahia, onde estarão montadas arquibancadas populares e as instalações para a imprensa. Será extinta a passarela em frente ao Teatro Castro Alves para privilegiar o equipamento de lazer que, até então, era suprimido pelas estruturas da festa. Pontos de câmeras de TV estarão espalhados pelo circuito para permitir a transmissão.

As apresentações terminarão na Praça Castro Alves, onde acontece o show de encerramento e a dispersão dos blocos. Os trios seguirão pela Rua Chile, descendo a Ladeira da Praça no sentido Baixa dos Sapateiros. A Rua Carlos Gomes vai operar como praça de serviços e alimentação, e abrigará atrações sem trios elétricos, como bandas de sopro e de percussão. A via também será utilizada para o contrafluxo de algumas entidades que iniciam o desfile descendo a Praça Castro Alves, a exemplo do Gandhy e do Ilê Aiyê.

Também foram disponibilizados ao longo do Circuito Osmar locais destinados a pessoas com deficiência, na Praça da Piedade, para LGBTs, no Largo Dois de Julho (com música eletrônica), e para crianças, no Passeio Público, permitindo que nesses espaços a diversão seja pensada para esses públicos, oferecendo ainda serviços e área de alimentação. Tudo pensado para reforçar o circuito que representa papel fundamental na história do Carnaval de Salvador, e que, por isso, deve ser exaltado, ampliando áreas destinadas aos foliões nas ruas.

Haverá número ilimitado de cadastramento de ambulantes, que receberão, gratuitamente, equipamentos padronizados para o ordenamento da atividade nos circuitos. No entanto, não será permitida a atuação daqueles que não forem cadastrados, que serão facilmente reconhecidos pelas fiscalizações, já que não possuirão os equipamentos. As estruturas não terão qualquer custo para a administração porque foram viabilizados através de parcerias com os patrocinadores do evento.
Autosustentável – O prefeito destacou que, pela primeira vez, o Carnaval de Salvador vai se bancar financeiramente. “Pela primeira vez a prefeitura não terá de desembolsar um centavo para financiar a festa. Isso significa que sobra dinheiro para que reforcemos o calendário de eventos de Salvador e investirmos mais nas áreas essenciais”, afirmou Neto. O Carnaval de 2013, que teve custo de R$ 29,5 milhões, vai passar a custar 5 a 7% menos em 2014, chegando, portanto, a R$ 28 milhões. Há, ao mesmo tempo, previsão de arrecadação de R$ 28 milhões com patrocínio, o que representa que o Carnaval nesse ano vai se pagar.

Afródromo – O Afródromo, desfile das representações culturais de matriz africana em suas diversas linguagens, terá destaque no Carnaval de 2014: desfilará a partir das 18h30 no domingo, segunda e terça-feira no Circuito Osmar, com espaço para que os foliões possam assistir às apresentações já que será retirada a passarela. Isso significa que os blocos afro poderão ser assistidos em horário nobre, o que representa significativo destaque às apresentações que, até então, aconteciam sempre mais tarde, com pouca participação do público e pouca visibilidade.

Banheiros – Uma das novidades será a implantação de mais banheiros públicos em containers, com ar condicionado e ligados à rede de água e esgoto. Isso significa atender a uma das principais demandas dos foliões, que historicamente sempre questionaram a qualidade dos banheiros públicos espalhados pelos circuitos. Em 2013, foram implantados 2 mil banheiros químicos e apenas 17 containers (cada container contém 10 banheiros, ou seja, foram 170 banheiros). Em 2014, serão mantidos os mesmos 2 mil banheiros químicos, sendo que serão 200 em containers. Ou seja, serão, ao todo, 4 mil banheiros. O secretário afirmou que o número é o limite comportado pela rede de esgoto.

Blocos sem cordas e Furdunço – Em 2014, serão fortalecidas ações que deram certo nas edições anteriores, como os projetos especiais sem cordas para o folião pipoca. Já estão garantidas as participações de Saulo, Chiclete com Banana e Daniela Mercury, no Circuito Osmar. O Movimento Furdunço, que vai acontecer sexta-feira e sábado, no Campo Grande, e segunda-feira, na Barra, trará para a avenida manifestações sem cordas para o folião pipoca. Já estão confirmadas as apresentações dos Palhaços do Rio Vermelho, Grande Banda Salvador com Fred Dantas, Baiana System, Stomp, Neojibá, além de fanfarras e homenagens aos blocos do Jacu e Barão.

Barra e Carnaval nos Bairros – Também foi apresentada a manutenção do Circuito Dodô, na Barra, que passa atualmente por obras de requalificação. Já para o Carnaval nos bairros, o orçamento foi duplicado, garantindo uma grade de programação mais atrativa, de acordo com a característica de cada comunidade. A festa acontecerá na Liberdade, em Plataforma, Periperi, Cajazeiras, Itapuã, Piatã e Boca do Rio.