Logo Prefeitura de Salvador

Carnaval Sustentável: Sete camarotes aderem ao programa da Secis em 2023

ATENÇÃO: Com base na Lei Federal 9.610 (Lei de Direitos Autorais), as fotografias disponibilizadas na Agência de Notícias são exclusivamente para fins jornalísticos ou de uso pessoal pelo sujeito da imagem, e não podem ser manipuladas ou utilizadas em materiais políticos, comerciais, produtos e promoções. Também é obrigatório o crédito do autor da fotografia.


Clique na imagem para baixar!

Transformar o espaço do camarote em um lugar capaz de integrar as questões sociais, econômicas e ambientais. Esse é o objetivo do selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”, promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis). O selo de autenticação sustentável acreditará os camarotes que estabelecerem boas práticas ligadas à sustentabilidade.

No total, sete camarotes instalados nos circuitos oficiais da folia aderiram ao programa em 2023. Para participar do projeto, os estabelecimentos tiveram que cumprir pelo menos 30% dos critérios pré-estabelecidos como o uso de campanhas contra a violência sexual, políticas de combate a LGBTfobia, acessibilidade, bem como programas de inclusão social e de minoração de emissão de gases, dentre outros indicadores. Nesta quinta-feira (16), na abertura oficial da folia, os camarotes participantes receberão um selo de adesão ao projeto.

Durante a festa, técnicos da Secis e especialistas em sustentabilidade realizarão visitas técnicas aos espaços para fiscalizar se as boas práticas sustentáveis estão sendo aplicadas pelos camarotes. A cada ação sustentável praticada pelo estabelecimento, haverá uma pontuação pré-determinada, que foi construída inspirada em criteriosa base de avaliação.

A partir da pontuação alcançada, será concedido o selo baseado em critérios definidos sob a curadoria do Sistema B e a Startei. Na ação, também será estabelecido um ranking dos espaços mais sustentáveis.

“Nosso objetivo é que os camarotes montados para folia promovam a festa com a aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais. Para isso, estabelecemos uma criteriosa avaliação, pautada em padrões internacionais, para que os estabelecimentos possam adaptar os processos de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Vamos mostrar que é possível fazer a maior festa de rua do mundo de forma sustentável”, destacou a titular da Secis, Marcelle Moraes.

Participantes da campanha:

– Camarote Club

– Camarote Salvador

– Camarote Mirante do Gigante

– Camarote Expresso 222

– Camarote Harém

– Camarote Planeta Band

– Camarote Brahma

Skip to content